Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Ministério das Finanças alarga prazos do IRS

12 fev, 2016 - 18:14 • Fátima Casanova

Nos últimos dias têm surgido várias notícias sobre a incapacidade de resposta da máquina fiscal para prestar esclarecimentos aos contribuintes.

A+ / A-

Veja também:


O Governo vai mesmo prolongar os prazos de entrega das declarações de IRS, disse à Renascença fonte oficial do gabinete do ministro Mário Centeno. A mesma fonte garantiu à Renascença que as novas datas vão ser anunciadas em breve.

Nos últimos dias têm surgido várias notícias sobre a incapacidade de resposta da máquina fiscal para prestar esclarecimentos aos contribuintes. Esta sexta-feira, a três dias do final de prazo para validação de facturas, o site e-factura esteve em manutenção.

A comunicação do Ministério das Finanças vai ainda incluir alguns esclarecimentos, tendo em conta as muitas dúvidas que têm chegado à Autoridade Tributária e Aduaneira. Uma delas diz respeito às despesas de educação que podem ser dedutíveis no IRS.

A nova reforma do IRS trouxe alterações ao prazo de entrega do IRS em 2016. Deixou de haver prazos diferentes para quem entrega a declaração em papel e em suporte electrónico, decorrendo entre 15 de Março e 15 de Abril a primeira fase para os contribuintes com rendimentos da categoria A e da H (trabalho dependente e pensões) e de 16 de Abril a 16 de Maio para os rendimentos das restantes categorias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ramalho venilde
    14 fev, 2016 Lx 01:58
    Gostaria de saber em relação à adse Como obteremos o documento dos gastos entregues naquele serviço se ja virá previamente preenchido no irs ou se puderemos imprimir no site ....mesmo para aposentados.... Obrigada
  • José Oliveira
    13 fev, 2016 Amadora 09:44
    Afinal em que é que ficamos. Qual é a data para a entrega dos documentos?
  • Fernando Neves
    13 fev, 2016 Paredes 00:34
    Caro Jorge, recordo a situação. 500,00 Esc. de aumento igual para todos os funcionários públicos, e lembro como se zangaram os que ganhavam acima da média...a igualdade de tratamento era inaceitável...
  • jorge
    12 fev, 2016 évora 22:34
    O Sr. Costa correu com o Sr. Seguro e o Sr. Passos e o Sr. Portas , dizem legalmente , pois o Sr. Santana e o Sr. Portas também lá andaram e foram corridos pelo Sr. Sampaio . Mais uma vez pegam nos papeis e dizem que afinal a situação é pior do que se imaginava , logo aumentam a carga dos impostos . Portanto , seja quem seja eleito ou corrido , sempre que lá chegam arrumam o povo com impostos à parede . Depois andam contentes que deram algo , mas algo que tinha sido antes roubado , pois só alegravam o povo se tivessem a honra de serem Homens e imitarem Marcelo ... não este de agora o outro que deu 500 escudos quando lá chegou .
  • SONIA
    12 fev, 2016 porto 20:49
    Eu hoje ouvir na televisão: "Não há pessoal suficiente nos serviços de finanças para dar resposta ao IRS" e fiquei incredula, pois estou inserida num serviço de finanças pelo IEFP a receber 190 euros mensais com horário a tempo inteiro, e onde vejo inúmeras pessoas com uma remuneração superior a 1000 euros, sem fazer absolutamente NADA! Ninguém me contou eu simplesmente vejo, há cerca de 7 meses.........É vergonhoso, nestas situações devia haver fiscalizações e reformarem essas pessoas ou colocá-las a trabalhar e dar lugar a outras tantas que precisam de trabalhar como por exemplo eu! Não me venham agora dizer que não há pessoal suficiente, há pessoal até demais a consumir dinheiro ao estado português sem darem proveito!
  • Henriques
    12 fev, 2016 Lisboa 20:26
    Que desculpa esfarrapada. Bem sabemos que quanto mais tarde for a entrega, MAIS TARDE SERÁ O REEMBOLSO.
  • Anti-Portuga
    12 fev, 2016 Lisboa 20:03
    Desculpem lá, mas o portuga gosta mesmo de deixar as coisas para fazer no final dos prazos...Ah, é até dia 15? Então lá para 12 ou 13 vou lá ver isso...depois dá nisto: os servidores não aguentam a carga! Se fosse por mim, não havia prolongar de prazos, se não foi lá, paciência, para a próxima vá mais cedo!!! As minhas faturas e dos meus familiares estão todas validadas e não é de agora, vou tentando todos os meses ir validando...triste povo que temos: sempre à espera de subsídios e de prolongas de prazos...enfim...
  • Rui
    12 fev, 2016 Sacavém 19:59
    Incompetentes e não é só de agora. Há décadas que são o mau exemplo, inclusive por más razões, para o descalabro de Portugal tão mal tratado por esta gente.
  • verdade
    12 fev, 2016 aveiro 19:32
    Então estão a desenhar novos cortes e não se diz em quê. Será que os Portugueses não têm direito de saber o que os espera. Afinal onde está a transparência para tranquilizar as Pessoas.. Já sei deve ser informação privilegiada para os mesmos se safarem como aconteceu com as ações. Porque será?
  • Luque
    12 fev, 2016 Viseu 18:53
    Seja ele qual for o governo, principio básico. todos os prazos são para cumprir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vergonha!!!

Destaques V+