Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Risco de inundações nas marginais de Porto e Gaia

12 fev, 2016 - 16:08 • Henrique Cunha

Comandante municipal de Vila Nova de Gaia faz um "alerta geral" às freguesias nas margens do Douro, às forças de segurança, bombeiros e populações.

A+ / A-

As marginais de Porto e Gaia podem ser inundadas a partir do final da tarde desta sexta-feira. A informação foi avançada à Renascença pelo comandante municipal de Vila Nova de Gaia. No local, pelas 17h20, a Renascença constatou a subida do nível do Douro.

Salvador Almeida diz ter recebido a indicação da Capitania do Porto do Douro da forte possibilidade de a água chegar à rua em toda a marginal.

“Recebi uma informação da capitania do porto do Douro informando-me que vamos ter por volta das 17h45, na preia-mar, possibilidades fortes de a água chegar à rua na marginal, devido aos elevados caudais que estão a ser descarregados na barragem de Crestuma, da ordem dos cinco mil metros cúbicos por segundo.”

“É Gaia e Porto, é toda a marginal do Douro. Quando o Rio sai fora do leito, sai quer para Gaia, quer para o Porto. E evidentemente que se nós temos as quotas de referência. E com essas quotas de referência nos sabemos logo quando o Porto está a começar a ser inundado, nós passados alguns centímetros também em Gaia ficamos", adverte o comandante Salvador Almeida.

O responsável sustenta, contudo, que as maiores dificuldades poderão surgir com a segunda preia-mar, mais para a noite.

“Fizemos um alerta geral àquelas juntas de freguesia – as forças de segurança aos bombeiros, às populações. E tenho neste momento equipas no terreno em toda a marginal a avisarem as pessoas para esta possibilidade. Evidentemente que contamos com muito pior quando tivermos a nova preia-mar, mas por agora é cedo, pois, só mais à noite é que teremos informação mais detalhada. E nessa altura actualizaremos a informação aos munícipes”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+