Tempo
|
A+ / A-

Pinto Balsemão à Renascença: Passos Coelho "está com os cavalos um pouco cansados"

12 fev, 2016 - 14:20 • Ricardo Conceição

No OpenDay da Renascença, o antigo presidente do PSD afirmou que Passos “precisa de renovar o seu pessoal".

A+ / A-
Pinto Balsemão à Renascença: Passos Coelho "está com os cavalos um pouco cansados"
Pinto Balsemão à Renascença: Passos Coelho "está com os cavalos um pouco cansados"

O ex-presidente do PSD Francisco Pinto Balsemão comparou esta sexta-feira, na Renascença, o cenário político nacional com “uma corrida de cavalos” com dois coches: um, “difícil de governar”, conduzido por António Costa, o outro levado por Pedro Passos Coelho com “os cavalos um pouco cansados" e um "cocheiro" "frustrado" "por ter ganho a última corrida e não ter tido os louros”.

O presidente do conselho da administração do grupo Impresa esteve esta sexta-feira no OpenDay da Renascença para uma edição especial do programa “A Três Dimensões”, com Francisco Sarsfield Cabral, onde traçou um retrato do actual PSD, partido do qual é fundador, e deixou algumas reflexões para o congresso social-democrata, marcado para os primeiros dias de Abril.

Passos Coelho “precisa de renovar o seu pessoal”, defende Pinto Balsemão. “E precisa, como ele próprio já disse, de um regresso as raízes social-democratas.”

Questionado sobre se Pedro Passos Coelho sobrevive politicamente a António Costa, o empresário responde que “a tal corrida de cavalos, cujo comissário de pista vai ser a União Europeia, vai começar de verdade quando se começar a preparar o Orçamento para 2017".

"E falta pouco tempo”, acrescentou. "Há compromissos que se têm de tomar já daqui a um mês ou dois."

É preciso mais do que um slogan

Num comentário ao slogan de Passos para a recandidatura à liderança do PSD (“Social-democracia, sempre!”), Balsemão considera que “dentro desse slogan” é necessário “ideias mais concretas”.

O militante número 1 do então PPD defende o cooperativismo, considera que é necessário repensar o papel do Estado e do privado e “ter presente que a sociedade civil terá um papel cada vez mais importante”.

“Para mim, a social-democracia no século XXI passa por muito destes aspectos, incluindo o ambiente, em que o PSD sempre foi um líder e teve um papel determinante.” Citando a Plataforma para o Crescimento Sustentável, criada pelo ex-ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva, Pinto Balsemão refere há “muito trabalho já feito para modernizar a social-democracia”.

“Este congresso poderia servir para isso”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    13 fev, 2016 Évora 12:46
    Depois de ouvir a entrevista de Rui Rio, não tenho dúvidas que seria o melhor presidente para o PSD. Já demonstrou capacidade política, competência e honestidade. Com o Passos Coelho, tenho muitas dúvidas que o PSD ganhe algumas eleições em Portugal, com maioria absoluta. Com o Rui Rio, tudo o que fosse abaixo de 60% era derrota.
  • António
    13 fev, 2016 lx 09:14
    Falam de um país rico em que regressar às raizes social democratas fosse como estalar os dedos e não ser social democrata fosse uma birra, não é social democrata quem quer mas quem pode, a Suécia é social democrata porque pode, tem uma economia moderna virada para a exportação e nós não temos nada disso.
  • rosinda
    12 fev, 2016 palmela 22:40
    se nao gosta de passos coelho pelo menos tenha a dignidade de nao ofender um colega de partido que teve de dar o peito as balas!
  • rosinda
    12 fev, 2016 palmela 22:36
    agora e que eu reparei que pinto balsemao chamou frustado a passos coelho!Que falta de respeito penso que pinto balsemao esta a ficar senil!
  • Artur
    12 fev, 2016 Lisboa 22:09
    O Passos neste momento não pode fazer grande coisa na assembleia da republica o governo é uma maquina cada vez mais bem oleada e o melhor é deixa-la andar na espectativa que tenha algum acidente que o oportunismo aproveite na direção do psd nada está garantido como mostra a conversa do pinto balsemão, uma coisa é verdade o psd não pode continuar com esta politica de agradar só aos ricos" a bem dos interesses economicos leva-se tudo à frente porque senão só deve voltar ao governo lá para 2050.
  • Luis
    12 fev, 2016 Lisboa 19:34
    O Passos cocheiro? Mas o homem percebe alguma coisa de cavalos? Ele percebe e bem é de "Cavalo". Nada de confusões.
  • Lino Fernandes
    12 fev, 2016 Esposende 18:05
    Rui Rio para a frente da corrida.....por favor.
  • Porconta
    12 fev, 2016 Porto 17:29
    Até tu és uma valente cavalgadura e ainda te dão tempo de antena, quando te deviam era meter nos estábulos.
  • das Caldas
    12 fev, 2016 Caldas da Rainha 17:05
    Calhando, o rapazeco anda a abusar das sopas de cavalo cansado! LOL
  • 12 fev, 2016 Alverca 16:29
    Este Sr é o mesmo que em 1982 levou Portugal a uma banca rota ! foi então 1º Ministro se já não se lembram.

Destaques V+