Tempo
|
A+ / A-

Costa sobre OE 2016. "Tudo faremos para reforçar a confiança e prevenir riscos"

12 fev, 2016 - 10:37

Passos Coelho questionou Costa sobre um "plano B" com novas medidas de contenção orçamental, mas o primeiro-ministro não respondeu directamente.

A+ / A-
Costa defende que Eurogrupo confirmou apoio europeu ao OE
Costa defende que Eurogrupo confirmou apoio europeu ao OE

Veja também:


O primeiro-ministro garante que tudo será feito "para reforçar a confiança e prevenir riscos". António Costa falava no Parlamento, durante o debate quinzenal, em resposta ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

O ex-primeiro-ministro aludia ao sobressalto a que se tem assistido nos últimos dias nos mercados financeiros, com os juros da dívida portuguesa a dez anos a registarem fortes subidas.

Na resposta, o governante garantiu que o executivo está responsavelmente atento aos mercados europeus, que considerou estarem "particularmente agitados", mas não por razões nacionais.

"Ninguém ignora que ao longo da última semana os mercados europeus têm andado particularmente agitados, segundo as melhores análises, fruto sobretudo de preocupações com o sistema financeiro de vários países europeus, e que isso naturalmente coloca pressão sobre economias mais frágeis, como é o caso da economia portuguesa", declarou Costa.

Já antes, na abertura do debate quinzenal, o primeiro-ministro recordou que o Eurogrupo confirmou que a proposta de Orçamento do Estado para 2016 merece "o apoio" das instituições europeias.

O primeiro-ministro centrou a parte final da sua intervenção na questão das negociações entre o executivo de Lisboa e Bruxelas sobre a proposta de OE. Na quinta-feira, "com a tomada de posição do Eurogrupo, mais uma vez se confirmou que o Orçamento português merece o apoio das instituições europeias e tem condições para ser executado no quadro da Zona Euro", defendeu.

Passos pergunta por "plano B"

Passos pergunta a Costa por "plano B"
Passos pergunta a Costa por "plano B"

Passos questionou por duas vezes Costa qual é "o plano B" do Governo "para acudir à situação orçamental", mas o primeiro-ministro não antecipou novas medidas, afirmando que vão ser preparadas para estar em carteira, mas não serão necessárias.

Pedro Passos Coelho considerou que "parece cada vez mais necessário" haver um "plano B" do Governo e insistiu para que o primeiro-ministro dissesse "que tipo de medidas" estão a ser preparadas e "sobre que áreas actuam", defendendo que "o país tem direito a saber".

Na resposta, António Costa afirmou que todas as medidas com que o executivo do PS já se comprometeu "são públicas". Mais à frente, acrescentou: "O que iremos fazer, naturalmente com espírito construtivo, é começar a preparar medidas que manteremos em carteira, responsavelmente, para utilizar caso venham a ser necessárias. Agora, a nossa convicção é que elas não serão necessárias".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Silva
    12 fev, 2016 14:18
    Baza Costa.
  • pedro
    12 fev, 2016 matosinhos 12:26
    O QUE É QUE O PASSOS QUER SABER? ENQUANTO ESTEVE NO GOVERNO LIXOU CASAS, ORDENADOS E COLOCOU MUITOS PORTUGUESES NA MISÉRIA, MAS ESSE BOI GANHAVA QUASE 8000 € POR MÊS, O QUE INTERESSAVA ERA O BOLSO DELE ESTAR BEM, FALHOU A SEGURANÇA SOCIAL MAS NÃO LHE FORAM AO ORDENADO PENHORAR, VÁ MAS É LEVAR NO CU PARA VER SE LHE PASSA A FEBRE......
  • José Alves
    12 fev, 2016 São João da Madeira 12:21
    Mais um a dois anos... poderemos dar as boas-vindas à Troika
  • Eborense
    12 fev, 2016 Évora 12:05
    "Tudo faremos para reforçar a confiança e prevenir riscos". Farás tudo se te demitires e desapareceres do mapa. Se não o fizeres de livre vontade, vais ser obrigado a fazê-lo à força, ou então que alguém o faça por ti.
  • Zé das Coves
    12 fev, 2016 Alverca 11:51
    O Ministro das finanças Alemão fez um papel muito triste, para esconder o monstro que tem ao colo , numa atitude irresponsável deu recados públicos a Portugal.
  • Daniel
    12 fev, 2016 Lisboa 11:42
    Hoje tem se claro neste debate quinzenal a bajulação e a táctica lava cus da esquerda "unida". Os juros da dívida já duplicaram desde a chegada deste governo. E para o comum dos mortais perceber, dos mais de 100 mil milhões emprestados, este aumento significa mais de 2 mil milhões de juros adicionais. Isto em 2 meses. E onde acham que o governo vai ter de ir buscar este dinheiro? O psd e o cds colocaram por 5 vezes a mesma questão que foi ignorada. Sao tacticas que já vimos entre 2008 e 2011. Caros portugueses, foram avisados. As coisas vão piorar. A quebra de confiança externa, os juros a aumentar, os impostos a aumentar, a indicação de medidas extraordinárias ja para poderem ser implementadas caso seja preciso, prevejo o seguinte - dado o aumento de custos com juros, com a função pública e amigos do pcp e be, vamos ter mais austeridade, tanta que fará sombra sobre o que todos passamos em 4 anos. Preparem se. Este caminho só leva a um sítio, o mesmo a que levou o governo de José Sócrates.
  • Menusmal
    12 fev, 2016 Vagos 11:41
    Tem-se o q se merece miseraveis cometadores q andão com o PS ao colo, até gostão de der Portugal pedinte!
  • pois, pois
    12 fev, 2016 porto 11:22
    Assim como o seu nome deveria ser Chico esperto. O ministro das finaças Alemão só se limitou a ver aquilo que todos já viram e não tiveram coragem de dizer...sabia que com o Socrates o alarme soou precisamente quando os juros atingiram o valor actual? Sabia tambem que o OE do Sr Costa é falso e qualquer um vê que as contas são mentirosas? Ele limitou-se a aumentar os possiveis encaixes com crescimento da economia para obter os numeros que queria. Ninguem acredita naqueles nºs e pela primeira vez em Portugal NENHUM organismo nacional ou internacional concordou com aqueles nºs. Amanhã lá virá a direita fazer de bicho papão e colocar em ordem o que mais uma vez a esquerda se prepara, ou melhor, está já a destruir e já agora sabe que em termos de impostos o PS os aumentou mais que o anterior governo em 2014? O problema é que tem sido um fartar de gastar para satisfazer o clube dos parasitas que acham que devem ser os Portugueses trabalhadores a pagar a subsidio dependencia de quem nada faz!!!
  • DR. XICO
    12 fev, 2016 lisboa 11:10
    A vergonha para POrtugal e os seus politicos, foi o enxovalho que o ministro das finanças alemão fez em direto para todo o mundo a humilhar os politicos e Portugal como se fossem uma cambada de gaiatos parvos que só querem xular a europa. Ora penso que a resposta deveria ser ao mais alto nível , Costa deveria responder no mesmo tom ao alemão e defender POrtugal .

Destaques V+