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Ministro à Renascença: "Queremos apostar no transporte de mercadorias"

12 fev, 2016 - 11:35 • Hugo Monteiro

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas antecipa à Renascença o plano de investimentos ferroviários até 2020, que apresenta esta sexta-feira.

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O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, apresenta, esta sexta-feira, o plano de investimentos ferroviários para o período entre 2016 e 2020, que tem por meta "melhorar a mobilidade dentro do país.

"O plano pretende, certamente, melhorar a mobilidade dentro do país, mas apostar, sobretudo, no transporte de mercadorias a partir e para os nossos portos, e, também, no transporte internacional de mercadorias”, avança o ministro, em entrevista à Renascença.

O programa, que conta com um apoio da União Europeia de mil milhões de euros, faz "uma aposta clara nos dois corredores internacionais de mercadorias - o Norte e o Sul-– com a Linha da Beira Alta e com a ligação do Porto de Sines à Europa, com investimentos que visam melhorar a capacidade dos comboios que transportam mercadorias”, sublinha Pedro Marques.

O ministro sublinha o facto do plano criar, no imediato, “postos de trabalho na fase de construção”, a que se junta “uma criação de competitividade para o país, para as empresas portuguesas exportadoras”.

Pedro Marques destaca ainda que, tecnicamente, as alterações que serão efectuadas, vão permitir que a linha férrea portuguesa “fique preparada para a actual bitola (a bitola ibérica), mas, também, ficará preparada para uma rápida mudança para a bitola europeia”, quando essa transformação ocorrer, na totalidade, no lado espanhol da fronteira. “É uma solução flexível, concordante com o avanço que venha a ocorrer do lado espanhol”, salienta Marques.

Projecto Aveiro-Vilar Formoso é fundamental

De acordo com o Ministério do Planeamento, no corredor internacional norte, um dos destaques é o projecto Aveiro-Vilar Formoso, uma obra que custará cerca de 56 milhões de euros e deverá estar concluída no último trimestre de 2020. Este corredor visa melhorar a ligação ferroviária entre os portos do norte/centro e a fronteira de Vilar Formoso, promover a interoperabilidade ferroviária com a rede espanhola e a europeia e reduzir os custos de operação da Infraestruturas de Portugal (IP) da ordem dos 500 mil euros por ano.

Já no corredor internacional sul, o plano visa assegurar a ligação ferroviária entre os Portos do sul do país e a fronteira do Caia. Entre as principais intervenções, destaca-se o projecto de redução do tempo de trajecto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia em cerca de 1h30 e a utilização de tracção eléctrica em todo o trajecto. Os projectos do corredor internacional sul permitirão um aumento das receitas anuais da IP em 3,60 milhões de euros.

O Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020 abrange ainda a Linha do Norte, cujo objectivo é melhorar a ligação ferroviária do eixo Atlântico de Portugal com a Europa, que entre outros aspectos, vai permitir reduzir em cinco minutos o percurso entre Lisboa e Porto e os custos anuais da IP em 3,30 milhões de euros.

Comentários
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  • rui
    12 fev, 2016 coutinho 21:40
    a ligação a elvas contempla uma nova estação para passageiros na zona estremoz-borba-vila viçosa ? uma nova linha vai atravessar esta zona e não há serviço de passageiros ?
  • vel
    12 fev, 2016 PORTO 15:39
    Espero bem que seja verdade o que acabei de ler. Para mim, todas as cidades portuguesas deviam estar ligadas por comboio. Gostava de lembrar que a linha Porto-Vigo também merece ser melhorada. Portugal precisa de um tónico para descolar.
  • HUMBERTO
    12 fev, 2016 LOPES 15:21
    E TEMPO DE LIMPAR A ESCUMALHA POLITICA QUE LEVOU O PAIS A BANCA ROTA SE TIVESSEM TRABALHADO NA VIDA.SABIIAM QUANTO CUSTA PAGAR IMPOSTOS SAO A DESTRUICAO DA ECONOMIA, PORQUE A 20 ANOS ATRAZ SE PAGAVA 90% MENOS DE IMPOSTO QUE AGORA QUEM LEVOU O PAIS A ESTA SITUACAO,PARA ONDE VAI TANTA MASSA. FASSO UM APELO OS EMPRESARIOS E COMERCIANTES E TODA A GENTE QUE ESTA A SOFRER COM TANTOS IMPOSTOS E AUMENTOS NOS PRODUTOS,! VAMOS FAZER UMA LIMPEZA OS POLITICOS,OS PARTIDOS,OS SAO A ESPUMA DA ECONOMIA DO PAIS E OBRIGAR TODOS OS POLITICOS A TRABALHAR ,E PAGAREM IMPOSTOS AS SUAS CUSTAS MEUS AMIGOS,QUANTOS MAIS IMPOSTOS PAGAMAS A ESTA ESCUMALHA POLITICA,MAIS IMPOBRECEMOS O PAIS,E OS CIDADOES,LIPAR AS REFORMAS MILIONARIAS, COMO E COSTA QUER AUMENTAR AS REFORMAS!DEVIA ERA BAIXAR UMAS E SUBIR OUTROS CHEGA D CHUXASLISTAS!,E OS OUTROS COMEM DA MESMA GAMELA. ABRAO OS OLHOS QUEM QUER VER UM PAIS POBRE E COBRAR EXESSO DE IMPOSTOS PODEMOS RESELVER O PROBLEMA DO PAIS! E SO EXIGIR DE VOLTA TODO O DINHEIRO QUE ESTA EM OFFSHORES, ACAVEM COM OS OFFSHORES,E O MAIOR CANCER DA ECONOMIA,E DOS MAUS VICIOES.
  • João Oliveira
    12 fev, 2016 Queluz 14:56
    É de lamentar o ostracismo de que votada a linha férrea nacional.Passaram-se dezenas de anos, sem qualquer melhoria, gastou-se uma fortuna, na linha do Norte há uns anos atrás, sem qualquer resultado prático.O tempo de demora, enre Lisboa e Porto pouco melhorou.O troço entre a Funcheira E S.Bartolomeu de Messines, na linha do Algarve,é uma vergonha.Neste troço de 50/60 Kms viaja-se a 50 Kms/hora, gastando-se uma fortuna na elecrificação da via única..Devia-se ter trasladado a via a acompanhar a auto-estrada ente Alvalade Sado e Ferreiras...O troço entre Faro e Vila Real é uma risota completa.Devemos estar no ano de 2050. João Oliveira
  • ....
    12 fev, 2016 Lisboa 14:53
    Pelos vistos aqui é só mocidade portuguesa...
  • guima
    12 fev, 2016 cascais 14:37
    Até que enfim uma coisa boa deste governo, isto caso se concretize, a ligação do Porto de Sines à Europa, para transporte de mercadorias, também não pode ser sempre tudo mau.
  • .....
    12 fev, 2016 Lisboa 14:24
    Costa !! Este garotido como lhe chamas, tem 40 anos. O teu Kerido Salazar foi nomeado ministro das Finanças, quando tinha 37 anos !! Deixa de dizer asneiras, que já tens idade para isso.
  • Anónimo
    12 fev, 2016 Lisboa 14:02
    “fique preparada para a actual bitola (a bitola ibérica), mas, também, ficará preparada para uma rápida mudança para a bitola europeia” Então vamos lá ver a rápida mudança, para mudar é preciso: 1- Ajustar o ponto médio da catenária, 2- Instalar um terceiro carril, 3- Substituir travessas de Sines a Casa Branca, 4- Instalar novos AMV´s (Agulhas) 5- Instalar contadores de Eixos/ Circuitos de via, 6- Ajustar as balizas Convel ao eixo da via, 7- Verificar limites de Gabarit. Ou seja, é tudo menos rápido ou fácil! Se o "Ministro" soubesse do que fala reconhecer-lhe ia autoridade, mas o seu desconhecimento técnico é de tal ordem que... acredite quem quiser!
  • jouo
    12 fev, 2016 porto 13:38
    este ministro apresenta na sua biografia na net o seguinte Pedro Manuel Dias de Jesus Marques (Lisboa, 1976) é um economista e político português, atual Ministro do Planeamento e das Infraestruturas. este nos governo de sócrates e "trabalhou" como consultor....curriculum extraordinário de um ministro aaaaa é um boy do PS
  • joao
    12 fev, 2016 portugal 13:33
    Qual é a capacidade deste "boy" para estar neste ministério ou qualquer outro....é como o ministro da educaçao que segundo a biografia nunca foi professor e agora é ministro da educaçao como não percebe nada daquilo desfaz o que estava feito para parecer muito esperto ....revanchismo barato ....

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