Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FMI alerta. Se não fizer reformas, Grécia ainda pode sair do euro

12 fev, 2016 - 01:51

Poul Thomsen, que já esteve em Portugal, insiste que Atenas precisa de ter um plano credível de reformas e de baixar a dívida.

A+ / A-

O Fundo Monetário Internacional reafirma o aviso de que "os medos sobre a saída da Grécia do euro vão ressurgir" se não for aplicado um "sólido e credível" plano de reformas, complementado com o alívio da dívida.

"Um plano construído sobre pressupostos excessivamente optimistas vai provocar rapidamente o ressurgimento dos medos da saída da Grécia do euro", afirmou Poul Thomsen, o chefe do Departamento da Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI), num blog da instituição financeira.

Thomsen voltou a insistir na necessidade de juntar reformas e alívio da dívida, para que o plano grego seja "credível" e restaure "a confiança".

Em concreto, mencionou o sistema de pensões grego, que qualificou como sendo de uma "generosidade inexequível", especificando que Atenas dedica o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto ao seu financiamento, o que compara com uma média europeia de 2%.

A isto, acrescentou o funcionário do fundo, há que acrescentar "o sucesso muito limitado da Grécia no combate à infame evasão fiscal", o que torna inevitável a reforma do sistema de pensões.

"Por fim, devem sair as contas: a combinação de reformas mais um alívio de dívida deve dar-nos e à comunidade internacional garantias razoáveis de que no final do próximo programa, depois de uma década de dependência da assistência europeia e do FMI, a Grécia seja finalmente capaz de se manter por si só", afirmou Thomsen.

O Governo helénico e as autoridades europeias acordaram em 2015 um novo programa de resgate financeiro, o terceiro desde 2010, no montante de 86 mil milhões de euros.

Até agora, o FMI não confirmou a sua participação no programa, e já disse que só participa se se aplicarem reformas credíveis e houver um alívio da dívida por parte dos europeus.

Porém, os europeus têm-se manifestado reticentes a este alívio da dívida, o qual contudo é considerado por Atenas como fundamental para continuar com as reformas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    12 fev, 2016 vfxira 18:08
    A chantagem e a pressão não páram sobre a Grécia,depois......será sobre Portugal,pode ser que nos obriguem a sair do euro.
  • Gregórius
    12 fev, 2016 Piréu 10:52
    Tomara eu que Portugal saísse junto com a Grécia, só assim voltaremos a ter voz, ser soberanos, e voltar a crescer, de outra forma estamos phodidos para sempre!
  • Luis Santos
    12 fev, 2016 Almada 09:10
    Mais uma ameaça. Só sabem é ameaçar mas quando a Grécia já estava preparada para sair do euro não deixaram. Devia sair mesmo, e a seguir Portugal, Chipre e os outros que têm servido de lacaios dos "senhores" "donos do mundo". E o Reino Unido devia mesmo largar a UE, podia ser que outros lhe seguissem os passos e acabava-se com esta treta toda. Penso que já chega!
  • João Monteiro
    12 fev, 2016 Porto 02:25
    Meus senhores, onde é que anda a Catarina cá do burgo, que ninguém mais a viu? Estará na Grécia a ajudar o Tsypras a lidar com a malta da rua, ou andará em Bruxelas a mover cordelinhos? A moçoila nunca mais deu as caras, que estranho! Corre por aí que ficou de beiças depois da vitória da Matias, pensava ela que a punha a um canto com as presidenciais mas a rapariga saiu-lhe melhor do que a encomenda e vale tanto ou mais do que o partido. Que chatice! Saiu-lhe o tiro pela culatra.

Destaques V+