Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há princípio de acordo para um cessar-fogo na Síria

12 fev, 2016 - 01:25

Acordo entrará em vigor dentro de uma semana.

A+ / A-
EUA e Rússia anunciam princípio de acordo para a Síria
EUA e Rússia anunciam princípio de acordo para a Síria

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou, à entrada desta sexta-feira ,que a comunidade internacional chegou a um princípio de acordo para um cessar-fogo, dentro uma semana, na Síria.

O secretário de Estados dos estados Unidos, John Kerry, deu uma conferência de imprensa, ao lado do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, após reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria. De acordo com o chefe da diplomacia norte-americana, uma paz duradoura na Síria só se consegue se todos trabalharem em conjunto.

O acordo estabelece que a ajuda humanitária vai ser alargada a uma série de cidades sírias. Kerry acrescentou que as negociações inter-sírias devem “recomeçar assim que possível”.

Quase meio milhão de mortos e perdas económicas superiores a 250 mil milhões de euros. O retrato negro de cinco anos de guerra civil na Síria é revelado, esta quinta-feira, pelo jornal “The Guardian”, que cita um relatório do Centro Sírio de Pesquisa Política.

Dos mortos, 400 mil terão sido causados pelo conflito e cerca de 70 mil devido a falta de água potável, medicamentos e outros cuidados básicos.

Neste momento, a situação mais crítica verifica-se no norte do país, entre Aleppo, a segunda maior cidade síria, e a fronteira com a Turquia, para onde convergem muitos milhares de refugiados que tentam entrar naquele país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luis Cunha
    12 fev, 2016 Loulé 09:51
    Uma semanita...ainda dá para demolir mais uns prédios e dar serviço ás Agências Funerárias |!!!
  • Avelino Coelho freit
    12 fev, 2016 Porto 08:16
    Será quase impossível este acordo. Uma guerra longa,com um grau de destruição só visto na II guerra mundial. Milhares de soldados sírios como civis degolados ou assassinados a sangue frio,não só pelo IS ,Al Nusra ou outros psicopatas mas também pelo chamado FSA apoiados - inicio da guerra- pelos EUA,UK,França,Turquia! Arábia Saudita e Qatar. A Sirya era o único País da região onde a prática de culto era totalmente livre como as mulheres tínham os mesmos direitos dos homens. São factos indesmentiveis. Será quase impossivel termos uma Síria secular,como conhecemos,pois a Arábia Saudita como Turquia nunca o irá permitir.

Destaques V+