Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Opinião

Evangelista contra o racismo no futebol

11 fev, 2016 - 23:00

Espaço de opinião semanal do presidente do Sindicato de Jogadores na edição da noite de Bola Branca.

A+ / A-

Joaquim Evangelista lamenta o "episódio de racismo" protagonizado pelo treinador do Portimonense, José Augusto. O técnico proferiu termos menos próprios no duelo com o Sporting B, dirigindo-se ao jogador Mama Baldé.

"Esses comentários constituem uma prática inaceitável que merecem repúdio", sustenta o presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), no espaço semanal de opinião na edição da noite de Bola Branca.

Admitindo que a atitude de José Augusto foi "inconsciente", Evangelista exorta o treinador a "tornar-se consciente do seu comportamento e pedir desculpas públicas ao jogador". "Ainda não o fez, o que agrava o comportamento. Ficamos à espera que o faça", prossegue, dissertando, logo de seguida sobre a necessidade crescente de combater o racismo no futebol e no desporto, em geral.

Pela positiva, esta semana, o líder sindical dos jogadores destaca o "ambiente que se está a viver em vésperas de Benfica-FC Porto.

"Espero que possamos assistir a um grande jogo em que o vencedor seja o futebol. Todos devem actuar com 'fair-play'", apela Joaquim Evangelista.

Quanto ao jogador da semana, a escolha recai no futsalista Ricardinho. "O mágico honrou-nos com duas obras de arte que deixaram rendidos os amantes da modalidade e do desporto em geral. À semelhança de Cristiano Ronaldo, Ricardinho é um dos expoentes máximos do desporto português. Isso é algo que nos deve deixar orgulhosos", elogia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 12 fev, 2016 lISBOA 17:37
    O QUE É RACISMO???? QUEM É RACISTA OS OUTROS OU NÓS??? ISTO JÁ ESTÁ A TORNAR-SE UMA PALHAÇADA!!!!
  • Ilidio Vaz
    11 fev, 2016 Ponta Delgada 23:56
    Falas de racismo dos outros ? Então porque não queres os Chineses em Portugal na 2ª Liga ???? Juízo meu senhor...Juízo.

Destaques V+