Tempo
|
A+ / A-

Rui Vitória

"Inferno vermelho" faz tombar balança do favoritismo para o Benfica

11 fev, 2016 - 19:16

Rui Vitória prevê clássico equilibrado pela valia de ambos os plantéis. "FC Porto tem belíssimo plantel", elogia o técnico do Benfica.

A+ / A-

Rui Vitória admite que, num clássico da natureza de um Benfica-FC Porto, "dificilmente há favoritos", face ao equilíbrio de forças de dois dos "grandes" do futebol português. Mas há uma coisa que, na óptica do treinador do Benfica, poderá fazer desequilibrar essa balança: a força do denominado "manto vermelho".

Vitória sabe que a Luz vai encher e rebentar pelas costuras para o clássico da jornada 24 do campeonato. O que o treinador espera é um reduto infernal - no sentido positivo - que impulsione os seus jogadores e atemorize os dragões.

"Teremos algum favoritismo além dos 50%-50% porque teremos o 'inferno vermelho', com a alegria, a cor, a entrega e o ruído. Isso vai estar do nosso lado e dar-nos-à alguma percentagem [de favoritismo]. São duas equipas com argumentos, virtudes e defeitos. Vamos entrar para vencer. Não foi por ganharmos a semana passada e o FC Porto perder que vamos mudar a nossa visão", afirmou, esta quinta-feira, durante a antevisão da recepção aos azuis e brancos, recordando que o plantel portista, que no início da época era considerado de nível altamente superior, continua a sê-lo, apesar da recente crise desportiva.

"O FC Porto é reconhecido por toda a gente por ter um belíssimo plantel. Tinha-o há quatro meses ou cinco e continua a tê-lo. Vamos encontrar uma belíssima equipa mas isso não muda em nada a nossa ambição. Abordamos este jogo da mesma forma, respeitando ao máximo o adversário, tendo máxima humildade e preparando-nos o melhor possível", salientou, deixando a habitual garantia do "ADN" encarnado para o jogo com o FC Porto.

"Queremos muito vencer em nossa casa e dar alegrias aos benfiquistas. Espero um jogo difícil, mas com o objectivo de vencer", prometeu.

Problema "central" toca a todos

José Peseiro prepara o clássico com dois dos quatro centrais disponíveis. Maicon e Marcano estão lesionados e não integram a convocatória do técnico do FC Porto, que se vê reduzido às opções de Martins Indi e do jovem Chidozie. Face a este cenário densamente nublado, Peseiro deverá apostar na adaptação de Danilo Pereira ao eixo, formando dupla com o holandês.

Mas, do lado do Benfica, o cenário é idêntico. Luisão está entregue ao departamento clínico e falha o desafio. Já Lisandro está aparentemente recuperado, mas fica a dúvida sobre se irá já regressar ao onze. Restam Jardel e Lindelof, que boa réplica deram na goleada imposta ao Belenenses (0-5).

No meio de tudo, o denominador comum dos dois técnicos mereceu um comentário desvalorizante de Rui Vitória.

"Ausências de centrais do FC Porto? Se fôssemos falar disso, nós também teríamos muito a lamentar", recordou.

Árbitro do Porto "à altura do jogo"

Questionado pela reportagem de Bola Branca sobre a confiança que sente na nomeação do portuense Artur Soares Dias para o clássico, Rui Vitória voltou a ser igual a si mesmo e teceu rasgados elogios a um dos juízes que considera ser "dos melhores" a nível nacional.

"O Artur Soares Dias é um dos árbitros internacionais e que me parece, à partida, à altura do jogo. Todos estamos a preparar o jogo da melhor maneira para que todos saiam satisfeitos. Soares Dias é um dos melhores árbitros portugueses e esses fazem sentido para os melhores jogos", argumentou.

O Benfica-FC Porto, que abre a 24ª jornada da Primeira Liga, arranca às 20h30 de sexta-feira, com arbitragem de Artur Soares Dias. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


[notícia actualizada às 19h57]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+