Tempo
|
A+ / A-

Liga Portugal

Ledman "dá" quatro milhões à Segunda Liga. E sem obrigatoriedade de chineses

11 fev, 2016 - 17:38

Novo patrocinador da Segunda Liga apresentado pela Liga Portugal, esta quinta-feira. "Ledman Liga Pro" vai render mais de quatro milhões de euros em três épocas e meia.

A+ / A-

A Liga Portugal vai encaixar 4,1 milhões de euros com o acordo de patrocínio encetado com a multinacional chinesa Ledman para a Segunda Liga.

A "Ledman Liga Pro", que arrancará na próxima temporada, foi apresentada esta quinta-feira, na sede da Liga Portugal, no Porto. Embora não tenham sido revelados quaisquer números envolvidos no negócio, a parceria comercial renderá, desde já, até ao final da época, cerca de meio milhão de euros.

O contrato assinado hoje é válido por três temporadas e meia e, a partir de 2016/17, o valor anual que a Liga receberá irá ascender a 1,2 milhões de euros, perfazendo um "bolo" total de pouco mais de quatro milhões.

No que diz respeito ao que realmente interessa neste acordo de patrocínio - a vertente financeira -, o presidente da Liga, Pedro Proença, afiançou que os emblemas da denominada "Ledman Liga Pro" serão amplamente compensados do investimento feito pela multinacional chinesa.

"Os clubes vão ganhar dinheiro com este patrocínio", atirou o líder da Liga. "Esta verba vai ser canalizada para o pagamento e desenvolvimento de novas plataformas comerciais que permitirão aos clubes entrar em novos mercados e potenciar não só acções comerciais mas também alienar activos, como jogadores. Os clubes vão beneficiar financeiramente com este patrocínio. Todas as receitas serão distribuídas pelos clubes", salientou.

E os chineses?

Pedro Proença garantiu, relativamente a um dos temas fracturantes desta parceria, que os clubes da Segunda Liga não serão obrigados a cumprir quotas mínimas de utilização de jogadores chineses que chegarão ao futebol português já na próxima época, no seguimento do acordo de parceria que irá renomear o segundo escalão do futebol português.

A "Ledman Liga Pro", que arrancará na próxima temporada, em função da parceria com o grupo Ledman, uma multinacional chinesa, foi apresentada esta quinta-feira, na sede da Liga Portugal, no Porto.

"Este programa de intercâmbio estipula que poderão chegar três treinadores-adjuntos para aspectos formativos e até 10 jogadores para aspectos formativos. Não há obrigatoriedade [de utilização], apenas o grande objectivo de terem o primeiro contacto com o futebol evoluído e profissional", esclareceu o presidente da Liga, dando conta do impacto financeiro que a abertura ao mercado asiático terá nos cofres dos emblemas da Segunda Liga e do próprio futebol nacional.

"O que a China quer do futebol português é que jogadores e treinadores chineses possam ter um primeiro contacto formativo com o futebol profissional. Sem haver obrigatoriedade nenhuma quanto à utilização de jogadores, não poderíamos dizer que não a uma parceria deste tipo, porque vai valorizar o futebol português e abrir um mercado que até hoje estava fechado. O que estamos a fazer é o que Inglaterra e Espanha já fizeram. O mercado europeu está saturado e estamos a abrir um mercado de 1,3 mil milhões de consumidores de futebol", prosseguiu, numa conferência de imprensa que contou com a presença do director-executivo da Ledman, Martin Lee.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+