Tempo
|
A+ / A-

Escolas dão nota negativa à avaliação no ensino básico

11 fev, 2016 - 10:00 • André Rodrigues

Governo quer acabar com exames nacionais no 4º e 6º ano, introduzindo provas de aferição no 2º, 5º e 8º anos de escolaridade. Associação de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas diz que “as coisas não podem mudar a cada novo governo”.

A+ / A-

Com críticas, e em sentido contrário à proposta do Governo, o Conselho das Escolas chumba o fim dos exames nacionais no 4º e 6º anos de escolaridade. O parecer do órgão de consulta do ministro da Educação responde à própria tutela, que pediu aos vários representantes de escolas de todo o país que avaliassem a proposta de modelo integrado de avaliação dos alunos do ensino básico.

Tiago Brandão Rodrigues já fez saber que quer terminar com os exames que finalizam o primeiro e o segundo ciclos do básico, introduzindo provas de aferição no 2º, 5º e 8º anos de escolaridade.

Mas Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP) e membro do Conselho das Escolas, não podia ser mais claro: "Não faz sentido alterar as regras a meio do ano lectivo".

A afirmação confirma o tom crítico do parecer das escolas, divulgado esta quinta-feira pelo “Diário de Notícias”.

Em entrevista à Renascença, o responsável da ANDAEP considera que “as coisas não podem mudar a cada novo governo” e que o sistema educativo "não pode ser um joguete dos partidos políticos, porque sabemos que se temos no governo um partido de esquerda, vamos ter provas de aferição; se tivermos um partido de direita, vamos ter exames nacionais”.

“Ou seja, as coisas na Educação não podem andar ao sabor dos partidos políticos. Porque nas escolas já percebemos que não há estabilidade. E estabilidade é a chave de uma boa pedagogia", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Santos
    11 fev, 2016 Almada 11:22
    Ora se a OCDE diz que os alunos portugueses são dos que mais reprovam, mais uma razão para deixarem de fazer exames. Se não fizerem exames já não reprovam, não é?
  • Carlos Reis
    11 fev, 2016 Coimbra 11:17
    Curioso, quando o Crato mudou tudo na educação estes senhores calaram-se que nem uns ratos e agora aqui del-rei. O que é a partidarite aguda.
  • Joca
    11 fev, 2016 Terra 11:07
    Quer dizer, vão substituir 2 provas no final do 1º e 2º ciclos do ensino, que teriam alguma justificação, por 3 provas no 2º, 5º e 8º!, sem lógica nenhuma. Continuamos a ser governados por cretinos é o que é.
  • tita
    11 fev, 2016 lisboa 10:43
    Só treta. Cada cabeça sua sentença.

Destaques V+