Tempo
|
A+ / A-

“A Melodia de Mara” explica a dor aos mais pequenos e ajuda quem ajuda

11 fev, 2016 - 07:42 • Isabel Pacheco

No dia que a Igreja dedica ao doente, a Renascença dá a conhecer o projecto de uma professora de Braga, que decidiu escrever sobre a dor crónica numa história para crianças. O livro tem fins solidários e o IPO do Porto foi o primeiro beneficiário.

A+ / A-

Mara é uma menina que, num dia de escola, desfalece e fica paralisada. Descobre, assim, a dor e a doença, mas também a superação. E que, apesar das dificuldades, consegue ser feliz.

A história é assinada por Ana Caridade que, através de Mara, a personagem principal do seu livro, fala a brincar da dor aos mais pequenos para acabar com "a dor maldisposta e da tristeza tristinha" de muitas crianças.

"Este é um livro de esperança, para que as pessoas percebam que há vida para além da dor e que se pode ser feliz mesmo sentindo a dor diária", sublinha a escritora, doente de fibromialgia.

A mensagem serve para miúdos e graúdos, lembra esta professora de Educação e Moral em Braga, que resolveu escrever " A melodia de Mara" em resposta ao desafio de uma amiga para que falasse da sua própria experiência.

"No dia em que decidi escrever, a minha amiga Joana Rita telefonou-me. Expliquei-lhe o que ia escrever e ela disponibilizou-se para ilustrar. Decidimos que o livro seria para doar a pessoas que vivam com dor e que não tenham possibilidade para pagar tratamentos", conta Ana à Renascença.

"Vamos doar o valor de 100 livros para cada associação ou instituição, desde que nos provem que há necessidades. Não doamos em dinheiro, mas compramos material. Não queremos ajudar uma pessoa só, mas queremos doar a várias pessoas", explica Ana Caridade. "Cada livro custa dez euros, metade fica para a produção, a outra é de imediato para doação", acrescenta.

O Instituto Português de Oncologia do Porto foi o primeiro beneficiário do projecto, conta-nos a escritora.

Além dos fins solidários, "A Melodia de Mara" transformou-se num projecto pedagógico para algumas escolas. A adaptação do livro a meninos com necessidades educativas especiais é o próximo passo da autora que quer fazer a diferença na vida das crianças que lidam com a dor.

O prefácio é de frei Fernando Ventura, da associação “Alma Mater Artis.

Esta reportagem foi transmitida no programa da Renascença "Princípio e Fim" de domingo, em antecipação ao Dia Mundial do Doente, que se assinala esta quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+