Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovens advogados queixam-se de concorrência desleal

11 fev, 2016 - 03:30

José Costa Pinto denuncia o que diz ser “um grande ataque por parte de entidades que gravitam à volta das áreas de prestação de serviços jurídicos".

A+ / A-

Os jovens advogados sofrem concorrência desleal a somar às outras dificuldades para se afirmarem no mercado de trabalho, alerta o presidente da Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses (ANJAP), José Costa Pinto, em entrevista à Renascença.

José Costa Pinto denuncia o que diz ser “um grande ataque por parte de entidades que gravitam à volta destas áreas de prestação de serviços jurídicos e que, muitas vezes à margem da lei, acabam por tirar trabalho que seria de advogados”.

“Aqui o problema não é de os advogados terem menos trabalho, o problema é de os cidadãos confiarem em pessoas que não são profissionais habilitados para prestarem esses serviços, acabam por ficar prejudicados nos seus direitos em virtude desses fenómenos de procuradoria ilícita, que devem ser combatidos e que atinge áreas mais próprias dos jovens advogados, como o imobiliário, as transacções comerciais. Muitos fenómenos de procuradoria ilícita acontecem nesses meios.”

O presidente da ANJAP elogia a investigação aberta pela Ordem dos Advogados aos serviços “low cost” que começaram a proliferar no mercado.

Os jovens advogados estão preocupados. O acesso à profissão continua a ser difícil e começa muitas vezes na falta de capacidade para montar escritório. Estão também preocupados com o aumento das contribuições para a Caixa de Previdência.

Muitos dedicam-se apenas ao apoio judiciário, os casos em que defendem pessoas com carências económicas e que são processo pagos pelo Estado.

Estas são algumas das preocupações que querem deixar junto da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e da bastonária da Ordem, Elina Fraga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose
    14 fev, 2016 Lisboa 23:47
    Perguntem à Bastonária o que ela fez qd atribuíram o inventário aos notários... O que ela fez qd atribuíram competencias de mandato judicial ao contabilistas... O q ela fez qd aumentaram a CPAS... convocou uma treta de uma assembleia geral p se contar anedotas... É inequivocamente a pior bastonária q alguma x tivemos... Tenha é vergonha na cara e devolva os ordenados cobrados p tanta omissão... Uma vergonha de mulher!!! Razão tinham os outros com o processo disciplinar

Destaques V+