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O autocarro atrasou-se? Queixas dos transportes.pt

11 fev, 2016 - 00:55

Associação de defesa do consumidor propõe também uma carta dos Direitos dos Passageiros.

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A Deco – Defesa do Consumidor propõe uma carta dos Direitos dos Passageiros e avança com um site onde os utentes podem formalizar queixas sobre serviços públicos de transportes.

Em declarações à Renascença, a jurista Carla Varela explica que o objectivo deste projecto é, desde logo, “garantir que os consumidores beneficiem, a nível nacional, de uma melhor qualidade de serviço de transporte e de uma mobilidade mais eficaz”.

A Deco quer dar voz aos cidadãos. A partir de agora, podem recorrer ao site www.queixasdostransportes.pt para exporem as suas reclamações sobre os transportes públicos.

“Disponibilizamos neste portal a possibilidade de apresentarem uma queixa, dar voz ao consumidor relativamente às suas necessidades de deslocação e ineficiências que encontram na prestação do serviço de transporte público colectivo”, refere Carla Varela.

Para além de reclamarem, se tiverem motivos para tal, os utentes podem subscrever no portal a Carta do Direito dos Passageiros, “um documento elaborado pela Deco, que no fundo mais não é do que o elencar dos direitos que a associação considera fundamentais na prestação de um serviço de transportes”.

Há poucas reclamações no sector dos transportes, diz a Deco. Falta de informação, desconhecimento dos direitos dos passageiros podem ser algumas das razões para os consumidores não avançarem com uma queixa, diz a jurista Carla Varela.

“No que à Deco diz respeito, por algum motivo não há um número de reclamações muito considerável. Isto poderá ter a ver com o desconhecimento dos direitos por parte dos passageiros ou até porque não são disponibilizados mecanismos de reclamação rápida, acessível, no momento em que ocorre o atraso ou o cancelamento. Se calhar, na paragem do autocarro chateamo-nos com o atraso do autocarro, no Metro igual, mas depois acabamos por não formalizar a reclamação.”

Qualquer cidadão pode aceder gratuitamente ao portal www.queixasdostransportes.pt e formalizar a sua queixa. A iniciativa é nacional, incluindo as ilhas.

Comentários
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  • Sandra Marina da Sil
    20 jul, 2023 Oeiras 19:29
    Aotocarro 1523 é com uma grande insatisfatoria, é vergonhoso que andam a fazer com os passageiros, nós chegamos ao final do mês e carregamos os nossos passes mas vcs não comprem com o vc dever a carreira do final do dia das 19h50 à uma semana que não realiza o serviço é vergonhoso desde que está empresa carris metropolitana .Mil vezes a vimeca podia ter os seus atrazos ou avariar mas logo a seguir 15m tinha logo outra para levar os seus passageiros carrris metropolitana não vale nadaaaaaaaa e vergonhisa alguns motoristas malcriados e incumprimento de horarios
  • Jandira Gomes
    17 mar, 2019 Fonte nova 07:17
    Bom dia ... vebho por este meio pubicar a miñha indignação por falha da carris. Estou na paragem de Fonte Nova desde as 6h30 a espera do autocarro 703 e até agora não chegou tinha que passar um ad 6h45 e ja são 7h16 isso é vergonhoso uma pessoa tinha que entrar no trabalho as 7h00 e ainda a espera do autocarro
  • Amelia Naita
    19 set, 2018 Amadora 13:47
    Venho reclamar que me sinto indignada com a empresa VIMECA, porque desde o dia 17 de setembro até hoje dia 19 de setembro 2018, não têm efectuado a carreira 20 Amadora/Algés do horário das 7h e 50m, e depois de ter enviado nos três dias consecutivos e-mails a pedir explicações, telefonar várias vezes para os números que estão no site de apoio ao cliente, não consegui ter nenhuma explicação!!!! Sou utente dessa carreira desde a sua existência, compro o passe todos os meses, e agora nestes já tive que apanhar 2 vezes táxi , para poder honrar com os meus compromissos. Amélia Naita
  • Sara Jane Tomaz da S
    08 fev, 2018 Lisboa 11:50
    Mais uma vez tem atraso a Carris 783 carreira 4625 atrasando os usuários desta vez foi por causa de fiscalização , está muito difícil .... Ninguém faz nada.
  • Sara Jane Tomaz da S
    06 fev, 2018 Lisboa 11:54
    O auto carro 83 era para sair às 11: 30 ,por ordem de um superior ou coisa a sim. O motorista teve que sair às 11:45 auterando a chegada das pessoas ao trabalho isso é um absurdo faltar com respeito com os usuários do transporte público...
  • Pinto
    28 out, 2016 Custoias 22:46
    O problema já não é o atraso, é as condições em que os passageiros são transportados, Resende recebeu muito dinheiro à uns anos, e subsídios para darem carta de condução a toda agente que fizesse um contrato e para comprar autocarros, no entanto a maioria veio de sucatas do estrangeiro. Os autocarros não têm ar condicionado, chove no seu interior, suspensões avariadas, motores a trabalharem em três cilindros, fumo pelo escape negro, vidros partidos, assentos avariados, sistemas de travagem com avarias e mesmo assim passa tudo na inspecção. Outra empresa com os autocarros a caírem de velhos, são os das TRANDEV, estes pertencem ao grupo donos do metro do Porto. Assim vai os nossos tranportes cujos políticos apostam em transportes privados.
  • elisa mina
    07 mar, 2016 Porto 13:17
    Concordo plenamente com as queixas, só espero que elas sejam ouvidas e produzam os efeitos que todos desejamos
  • mimoza
    18 fev, 2016 porto 21:06
    eu nao vou muito comentar os horarios dos transportes porque e terrivel, nao ha palavra para descrever,e todo ao molho e fe en Deus,mas tenho uma queixa que talvez nem para todas as pessoas e um problema,como eu saio muito tarde de trabalho,na maioria das paragens de autocarro nao ha luz,e completamente escuro,e nas horas da noite numa paraja sim luz e muito incomodo,nao sei quem e responsavel pelo manutençao das paragens mas aqui fica a minha queixa porque nas publicidades das paragens ha sempre luz,mas tb comprendo porque as publicidades e que pagam e com os privados eles nao brincam, mas para por luz nas paragens ninghuem se preocupa,fica registado,......
  • rui neves
    18 fev, 2016 linda-a-velha 08:54
    Trabalho na Amadora e para se ir trabalhar aos sabados e entrar as 8 horas nos Moinhos da Funcheira é totalmente impossivel pois a Vimeca faz um mau trabalho Pois o primeiro autocarro da carreira 114 sai de Algés as 07,15 o que faz que não se consiga chegar a horas para se começar a trabalhar as 8 horas Já ando a varios anos a mandar emalis e eles ainda a responder que tenho que me sujeitar Mas porque a mesma carreira da Amadora tem uma carreira a sair as 06,30 horas É uma pouca vergonha uma pessoa paga o passe social e não ter transporte para se deslocar para o trabalho E ainda são mal educados da maneira como tratam os clientes Devia aver alternativas pois só assim é que esa empresa começava a olhar os clientes com outros olhos Chegaram ao comulo de a carreiraa anteriormente saia as 07,05 horas que já não era nada bom agora ainda pioraram situação ao meter a saida as 07,15 horas Espero que chamem arazãoa empresa pois as pessoas pagam é para terem transportes quando precisam Só olham aos ganhos e as pessoas que se lixem Os bilhetes já são carissimos
  • André
    11 fev, 2016 Mafra 19:33
    Noel Cardozo, está completamente enganado. Isso que diz não acontece nos privados: não há justificação de atrasos, na verdade, eles são até mais frequentes, com maiores possibilidades de avarias e até com incêndios dos veículos. Na Carris e no Metro (os casos que utilizo, em complemento com a Mafrense, empresa privada pertencente ao Grupo Barraqueiro) os atrasos são muito menos frequentes, bem como as avarias. Há o problema das greves, mas pelo menos dessas sabemos antecipadamente (e têm alguma justificação, ao contrário do péssimo funcionamento dos transportes privados. Ah, e também há a questão do preço. Eu resido na área metropolitana de Lisboa, pago perto de 150€ de passe mensal (e há mais caros, dentro da mesma empresa), sendo que desse valor apenas 35€ vão para a Carris/Metro, e claro, na Mafrense falamos de autocarros velhotes, por vezes podres, ao contrário dos modernos (na sua maioria) autocarros da Carris. Em suma, pense antes de escrever, e veja as condições daqueles que usam diariamente os transportes públicos (privados)

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