Tempo
|
A+ / A-

António Costa : "Gostava mais da versão inicial do Orçamento, mas prefiro estar na zona euro”

10 fev, 2016 - 22:47

Primeiro-ministro defende que a versão inicial do Orçamento do Estado "era melhor do que a versão final”, mas foi preciso negociar e fazer cedências a Bruxelas.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, confessa que gostava mais da versão inicial do Orçamento do Estado, mas teve que alterar o documento porque prefere que Portugal continue na zona euro.

“Se me perguntam se o resultado da negociação melhorou o Orçamento, eu não quero ser imodesto, mas digo que não. A versão inicial que nós tínhamos preparado era melhor do que a versão final”, disse António Costa, esta quarta-feira, numa conferência com militantes socialistas sobre a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2016 na Gare Marítima de Alcântara.

O primeiro-ministro refere que, no entanto, que, “quem quer participar numa união e tem de partilhar regras comuns, tem de estar disponível para o compromisso, para ceder onde é necessário, não ceder onde não pode ceder e ganhar também aquilo que tem de ganhar”.

“Foi isso que nós fizemos. Sinto-me confortável. Gostava mais da versão inicial do Orçamento. Agora, entre ter a versão final do Orçamento e deixar de estar na zona euro, ou ter a actual versão do Orçamento e estar na zona euro, eu prefiro ter a versão actual do Orçamento e estar na zona euro”, sublinhou António Costa.

As contas de Costa. Mais 700 milhões para as famílias

O também secretário-geral do PS defende que as famílias terão mais 700 milhões de euros em rendimentos em 2016, rejeitando a tese de que o Governo dá com uma mão o que tira com a outra.

António Costa respondeu às críticas do PSD e do CDS à proposta orçamental. Contrapõe que o conjunto das medidas de aumento de rendimento das famílias ascende a 1372 milhões de euros, enquanto as medidas de subida de impostos estão avaliadas em cerca de 600 milhões de euros, o que se traduz num ganho líquido de mais de 700 milhões de euros.

O primeiro-ministro considera que, se PSD e CDS-PP tivesse continuado no Governo, os aumentos de impostos seriam superiores em cerca de 0,4 por cento.

[notícia actualizada às 23h31]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    12 fev, 2016 Palmela 22:47
    Estas conversas da treta, fazem-me lembrar uma série que deu na SIC, em que o Nicolau Breyner, tinha o nome de Costa e era o administrador de um prédio, onde ninguém se entendia! em todas as reuniões de condomínio, as velhotas diziam sempre: - Demita-se Sr. Costa! Pois é... meteram os 'Jerónimos' à frente do Mosteiro da Batalha, agora prestem homenagem, ao soldado desconhecido! Quem é que dá ordens ao Sr. Jerónimo (ele até é boa pessoa), alguém conhece? se calhar é extra terrestre... 1º foi o 'PEC4', agora negou condições melhores aos 'pensionistas'; não há duas sem três! falta uma! arrasar o PS ??? isso, é levar o país para um sítio, que eu não digo, porque sou educada.
  • carmom
    11 fev, 2016 FAMALICÃO 19:06
    Como julga saber mais que todos os outros,não queria respeitar as opiniões doutros organismos.Querem sejam portugueses ou estrangeiros.
  • Eu
    11 fev, 2016 ? 17:23
    Kosta do Castelo! A giringonça continua. Aumenta os impostos e diz que há neutralidade fiscal porque... vai dar mais apoios! Pergunta-se se é para existir neutralidade fiscal porque é que aumenta os impostos? Ficamos a saber que se o preço do petróleo fosse a 10 cêntimos por barril iríamos pagar à mesma mais de 1 euro por litro. Boa Kosta!
  • Eborense
    11 fev, 2016 Évora 16:54
    "Costa diz que não há razão para alarme". Onde é que eu já ouvi isto? Terá sido no tempo do Zézito, que de negação em negação levou o país ao 3º resgate?
  • Eborense
    11 fev, 2016 Évora 13:24
    Com esta geringonça ficamos a saber que os impostos vão aumentar, mas não vamos pagar mais impostos e que a austeridade acabou e agora temos restrições. Ganda Costa! Dizes que preferes estar na zona euro, mas esqueceste de dizer que os teus amigos Comunistas e Trotskistas, os quais te mantém vivo como político, não querem! Como tu disseste que não farias nada que o PCP não quisesse que tu fizesses e como palavra dada é palavra honrada, então podemos concluir que daqui até sairmos do euro é apenas uma questão de tempo.
  • Petervlg
    11 fev, 2016 Trofa 11:28
    Obrigado pelo que estão a fazer a Portugal, os juros já está a cima dos 4%
  • Anti Func.Públics
    11 fev, 2016 ???' 10:46
    Sr António costa, a treta é sempre a mesma, os salários congelados da função pública há tantos anos, salários baixos, cortes nos subsídios....mas quando se diz que os funcionários públicos vão receber os seus salários sem cortes a partir de Outubro de 2016 e prevê a reposição de salários a um ritmo de 20% em cada trimestre, isto nem vai melhorar a vida de ninguém que já ganha um salário baixo, mas aparecem logo os fascistas cheios de raiva. Sr. António Costa, despeça todos os funcionários públicos, pois esta gente são como os nazis contra os judeus. Se há funcionários públicos que ganham muito há muitos que ganham muito abaixo dos 1000 euros, e mais, com a moeda do euro o nível de vida subiu tanto que já passamos ao nível dos anos noventa e como se passasse a ganhar metade do salário nesta década. Bem, se há muitas desigualdades neste país pois aí está o grande mal, que até agora a vontade de combatê-las é pouca ou nenhuma, o que se sabe é que muitos dos salários são iguais aos do privado, Se há doutores a mais na função pública, aí é outra questão, mas como se tem visto cada vez mais se vai reduzindo no funcionalismo público. Quanto à privada, não há gestores a ganharem balúrdios vergonhosos, mas para muitos parvos a função pública é que é a culpada de tudo. E então estes da privada que receberam subsídios para investirem mas depois meterem na algibeira e fizeram um trinta e um para fecharem as portas??? Há gente tão curta de inteligência que o que sabe ver é o banal....
  • Pedro
    11 fev, 2016 Leiria 09:43
    É mau estar doente, mas ainda vai ser mais dor de cabeça ir a uma junta passados trinta dias. Quanto não vai custar mais ter mais doutores nas juntas médicas , só para perguntar onde é que dói. É NA CARTEIRA SR. PRIMEIRO MINISTRO. .....
  • Ernesto
    11 fev, 2016 esmoriz 09:23
    Onde é que recuperei rendimentos? Eu não sou funcionário publicou. Mentiroso que vai aumentar é os meus custos com o aumento de impostos ao consumo. A Austeridade passou da função pública para minha casa.
  • José Silva
    11 fev, 2016 Lisboa 09:11
    Um primeiro ministro que considera que um orçamento de contas certas só serve para agradar a Bruxelas, quando serve, em primeiro lugar, o superior interesse do país, não tem competência para o cargo que ocupa.

Destaques V+