Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apreendidos fármacos ilegais no valor de 2 milhões de euros

10 fev, 2016 - 19:07

Anabolizantes, produtos para o controlo de peso e para a disfunção eréctil eram fabricados em Portugal, em laboratórios ilegais, e vendidos através da Internet.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a apreensão de fármacos ilegais que poderiam render 2 milhões de euros no mercado.

A operação denominada "Underground Pharma" levou ao desmantelado seis redes nacionais distintas, embora com alguns conhecimentos entre os seus membros.

Foram também desmantelados cinco laboratórios, na margem Sul, na zona Oeste, em Lisboa e no Minho.

Vinte pessoas foram constituídas arguidas, todas de nacionalidade portuguesa, muito jovens, com idades entre os 18 e os 30 anos.

O negócio era muito lucrativo. Só os 750 mil comprimidos e 50 mil cápsulas injectáveis que a Judiciária apreendeu nesta investigação, valeriam dois milhões de euros com uma margem de lucro de 800%.

As matérias-primas e alguns medicamentos já embalados – tudo contrafeito - vêm sobretudo da China a preços irrisórios e são depois vendidos exclusivamente na Internet, para o mercado português, mas também o espanhol.

Em conferência de imprensa, o inspector Manuel dos Santos explicou que o negócio é relativamente simples de montar.

“São locais com algum equipamento, mas não demasiado sofisticado, em que eles sintetizam matérias-primas compradas na internet de uma forma relativamente simples, embora com algum rigor. Rigor esse que não vai ao ponto, sequer, da rotulagem corresponder ao produto que lá está.”

Só uma das redes, com sete pessoas envolvidas, estava a fabricar 100 mil comprimidos por semana.

Qualquer pequena divisão de um apartamento permite fabricar e embalar estes produtos e a mão-de-obra não tem que ser especialmente qualificada.

“Existem indivíduos que têm conhecimentos e alguma preparação específicos para lidarem com este tipo de produtos, com balanças, pesagens e máquinas. Não estamos a falar de uma organização que tenha, por exemplo, engenheiros químicos a trabalhar para eles. Vão buscar as fórmulas à internet”, refere o inspector Manuel dos Santos.

A Polícia Judiciária dá por concluída esta investigação que começou em 2012, propondo ao Ministério Público que acuse os 20 arguidos de corrupção de substancias medicinais e tráfico de substâncias proibidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosiinda
    10 fev, 2016 palmela 23:35
    estou farta de olhar para caixa penso que os comprimidos devem ser em ouro!
  • rosinda
    10 fev, 2016 palmela 23:26
    eu tambem me dava geito comprar assim os medicamentos mais baratos ca pra casa! Tenho aqui na minha mao uma caixa de 60 comprimidos crestor rosuvastatina suponho que sao para o colesterol pois nao sou eu que os utizo com iva custam 47.69 quase dez mil escudos temos mesmo que passar fome!

Destaques V+