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Rui Moreira: "Estratégia da TAP é um insulto ao Porto e tentativa de destruir o aeroporto"

10 fev, 2016 - 18:32

Câmara do Porto diz que manutenção do voo nocturno de Lisboa é uma “pequena vitória”. Mas a “guerra” de palavras continua.

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A Câmara do Porto considerou esta quarta-feira uma “pequena vitória” que a TAP mantenha o voo nocturno de Lisboa, mas mantém as críticas à estratégia do actual conselho de administração da empresa.

Durante uma reunião camarária, o presidente da autarquia, Rui Moreira, disse que “a estratégia da TAP é um insulto à cidade do Porto e uma tentativa de destruir o aeroporto para construir um novo aeroporto, uma nova ponte e uma nova Expo [em Lisboa]”.

“É uma pequena vitória porque recuperámos um voo que a TAP tinha suprimido”, assinalou fonte do gabinete de comunicação, citada pela Lusa, depois de conhecidos os horários da ponte aérea Porto/Lisboa que a transportadora pretende lançar no final de Março.

Segundo a câmara, e de acordo com as informações avançadas em Janeiro pela TAP, o plano inicial previa 16 voos diários com partida da capital, menos dois que o horário divulgado esta quarta-feira pela empresa.

Os “novos” voos da TAP para o Porto têm partidas às 17h45 e às 22h25, sendo este último “o que tinha sido suprimido”, sustentou a autarquia.

Em Janeiro, aquando do anúncio da criação da ponte aérea pela TAP Express, a administração da empresa divulgou que iria duplicar, a partir de Março, as ligações aéreas entre Lisboa e o Porto, passando de 57 frequências semanais para 114, ou seja, para uma média de 16,3 por dia.

Na terça-feira, a Câmara do Porto acusou a TAP de ter decidido "discretamente" descontinuar o voo nocturno entre Lisboa e Porto, que servia de ligação para os passageiros que vinham de voos de médio curso, a partir da Europa.

Esta quarta-feira, a TAP divulgou os horários da "Ponte Aérea" entre Lisboa e Porto a arrancar na Páscoa, 27 de Março, com voos "a toda a hora" e que incluem o voo nocturno com partida às 22:25 da capital.

“A câmara do Porto tinha razão. A TAP repõe agora o voo da noite e põe mais um. A ponte aérea terminava às 20h30”, acrescentou o gabinete de comunicação da autarquia, que quis assim “confirmar a denúncia feita” terça-feira de que o último voo tinha sido suprimido pela empresa.

Apesar da “pequena vitória”, a Câmara do Porto realça que “a questão da estratégia da TAP quanto ao aeroporto do Porto mantém-se”, nomeadamente com “a supressão das ligações à Europa” e a “ponte aérea Vigo-Lisboa”, que representará uma “drenagem de tráfego”.

O presidente da Câmara do Porto tem criticado a estratégia da TAP para a cidade, nomeadamente a ligação Vigo-Lisboa, por considerar que a mesma vai “drenar o tráfego da Galiza e retirar passageiros” ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.

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  • Víyor Simões
    27 abr, 2016 Quinta do Anjo 11:58
    O xô Rui Moreira não tem nada que invejar as duas pontes para Lisboa porque estas são pagas pelos utilizadores, enquanto que as pontes para o Porto (mais que duas) são de utilização gratuita. Portanto as pontes para Lisboa dão lucro ao Estado enquanto que as pontes para o Porto dão prejuízo ao Estado. Parece que o xô Rui Moreira andou na mesma escola de um certo ex-+residente da região autónoma da Madeira... dramatizar para conseguir!! Para já conseguiu um "amigo" em Vigo que mito vai servir ao Porto!!
  • Trox
    11 fev, 2016 lisboa 10:14
    A TAP sempre desprezou o Porto. O Rui Moreira tem razão....
  • Paulo Paratty
    11 fev, 2016 Porto 09:53
    Para Presidente da CM Porto... Não acreditei em Rui Moreira. Não apoiei Rui Moreira. E, naturalmente. Não votei em Rui Moreira. E não me arrependi. Não reconheço até agora, que a mynha Cidade tenha melhorado especialmente. Mas hoje, o Sr Presidente do Município começou a conquistar-me, assumindo (muito bem) de 'garras afiadas' a defesa da cidade, da sua área metropolitana e de toda esta região Norte. Muito bem, aprovo. Sempre acreditei, a história mostra-o, que o Porto só evolui verdadeiramente quando é reivindicativo, crítico, agreste e anti-poder. Assim, aguardo! O Amigo Costa que o gabava, vinha à posse do Sr Presidente, andava à boleia do Sr Presidente da CM, já o esqueceu?... Já agora e neste caso (TAP, Aeroporto Fr Sá Carneiro), onde estão, o que pensam os Presidentes das CM's de Gondomar Matosinhos, VNGaia e Maia? Onde anda a Junta Metropolitana? Espero que Cidades (algumas representantes de Distritos) como Aveiro, Braga, VReal, Guimarães, Bragança entendam o quanto tudo isto os pode e irá afectar... Muito bem, já lá vai o tempo (espero) em que: ' ...o resto é Província!', Sr Presidente da CM Porto. Já o acabar da marca 'Portugália' e tranformá-la numa vulgar 'TAP express' demonstrava que nada de bom vinha a caminho... Já não bastava a taxa de 1€, 'cavada' pelo Município de Lisboa a uma empresa privada (ANA) por cada passageiro que aterre na Portela, terrenos (só em parte) assentes no Município de Lisboa mas pelos quas, já foi a capital ressarcida económicamente. Parabéns ao Vereador Manuel Pizarro que numa posição complicada (Partido, Eleitores) escolheu os que nele votaram.
  • Joca Rodrigues
    11 fev, 2016 V N Gaia 09:42
    Aceitando como correctos os números de passageiros, claramente acima da média, dos voos que a TAP pretende suprimir a partir do Aeroporto Sá Carneiro / Porto, não se compreende a decisão, a não ser que pretendam mudar o nome da companhia para TAP - Take Another Plane...
  • Fernando Cerqueira
    11 fev, 2016 PTL 09:11
    Os fracos movem-se desta maneira. Este individuo se não se candidatasse novemente á camara, estaria calado. São todos iguais. Se a tap ceder, é uma vitoria. Se a tap não ceder a culpa é do governo. Se houver algo de interessante, foi o Rui Moreira. As derrotas são dos outros.
  • josé Silva
    11 fev, 2016 Gaia 08:43
    A Tap devia assumir o seu verdadeiro nome , TAL (de lisboeta) . Quanto ao Norte se continuamos a pagar os desvarios sulistas temos de ter direito de interferencia . Alternativa é criar companhia no Porto.
  • vel
    10 fev, 2016 PORTO 22:52
    Já se sabe que em Portugal só há uma cidade e que o resto é paisagem ou como costumam dizer é província. Os políticos, principalmente do CDS e PSD alojam-se nesta cidade/região e recebem muitíssimo apoio. Quando é preciso ajudar a cidade ou a região, não estão cá, viram as costas. Quando se referendou a regionalização, os nobres senhores da invicta votaram contra, portanto, está tudo dito. Com jeitinho ainda vão destinar os terrenos do aeroporto para especulação urbanística.
  • Jose Machado
    10 fev, 2016 78 washington st Harrison NJ 07029 22:19
    A TAP cada vez ista pior, eu vivo nos ESTADOS UNIDOS e quando quero ir a PORTUGAL nos meses de VERÃO tenho dificuldades em arranjar bilhete, de NEWARK para o PORTO e quando arranjo é carisimo, agora querem retirar alguns voos de NEWARK para o PORTO, eu pergunto porquê o aeroporto do PORTO não abre as portas a outras companhias que já fazem voos de NEWARK para LISBOA?
  • JoseGomesL
    10 fev, 2016 Lisboa 21:48
    O objetivo dos políticos Lisboetas sempre foi destruirem tudo o que estiver fora de Lisboa, já desde o tempo em que vinham os apoios da CEE para o Porto, Lisboa desviava metade das verbas. Para muitos politicos lisboetas tudo o que fica a norte de Lisboa não conta. Não existe.
  • H~B
    10 fev, 2016 Pnf - Porto 21:21
    !!! Está na hora !!! SIM À REGIONALIZAÇÃO

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