Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS e PSD não se entendem. Adiada eleição para Conselho Económico e Social

10 fev, 2016 - 13:47 • Susana Madureira Martins

Eleição exige maioria de dois terços dos deputados e obriga a um acordo entre partidos. PSD insiste no actual presidente Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde.

A+ / A-

O Partido Socialista e o Partido Social-Democrata não chegaram a acordo para a escolha do presidente do Conselho Económico e Social (CES). A eleição estava prevista para esta sexta-feira, mas foi adiada para o dia 10 de Março, um dia após a tomada de posse do Presidente da República.

A eleição exige maioria de dois terços dos deputados presentes e por isso obriga a um acordo entre PS e PSD, que ainda não aconteceu.

Os social-democratas mantêm o entendimento de que têm direito a escolher o presidente deste órgão constitucional de consulta e concertação social. O PSD quer manter em cima da mesa o nome do actual presidente do CES, Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde de Durão Barroso.

Segundo a direcção socialista, este adiamento da eleição para daqui a um mês servirá para chegar a um consenso com o PSD. Pretende-se evitar uma situação semelhante à que se verificou há uns anos para a substituição do provedor de Justiça, em que a falta de consenso se arrastou durante mais de um ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+