Tempo
|
A+ / A-

Governo quer escola todo o dia para todos os alunos do básico

10 fev, 2016 - 08:39 • João Cunha

Não se sabe quanto é que a medida pode custar, mas, quando foi introduzida no primeiro ciclo, valeu 100 milhões de euros.

A+ / A-

O Governo pretende alargar a escola a tempo inteiro aos alunos de todo o ensino básico. A intenção do Executivo, segundo o “Diário de Noticias”, é a de que as crianças fiquem na escola até às 19h30, como já acontece com os alunos do primeiro ciclo.

A medida é para pôr em prática até 2019. Até essa data, o Governo quer alargar as actividades extracurriculares aos quase 900 mil alunos do ensino básico, que poderão ter aulas de música, de teatro ou de desporto.

A medida consta do programa do Governo e das grandes opções do plano para a legislatura mas, para já, não se sabe como é que esta oferta - mais compatível com os horários de trabalho da grande maioria dos pais - vai funcionar.

Certo é que será preciso contratar mais professores, técnicos e funcionários, e isso reflecte-se num esforço financeiro. De quanto? Não se sabe. Mas quando a medida foi introduzida no primeiro ciclo, em 2006, a escola a tempo inteiro exigiu um investimento de 100 milhões de euros.

Este é um custo que as autarquias e os pais podem ser chamados a co-financiar.

Para Mário Nogueira, da Fenprof, é importante esta resposta social, pela necessidade das famílias, mas é necessário não cometer erros, como os que tem sido cometidos no primeiro ciclo do ensino básico.

“Esta não pode ser uma resposta obrigatória, ou seja, tem de ser algo a que os pais recorrem se necessário, mas sem estarem obrigados a isso, porque escola em excesso não é bom para os alunos”, diz.

“E não podem ser cometidos os erros que por exemplo nas actividades de enriquecimento curricular do ensino básico estão a ser cometidos, isto é, em cima das actividades curriculares, dar-lhes outras actividades também elas escolarizadas”.

Outro dos erros apontados por Mario Nogueira é o facto de as actividades extracurriculares serem dadas nas mesmas salas de aula onde os alunos já passam várias horas por dia.

[Notícia actualizada às 9h08]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graça
    11 fev, 2016 Abrantes 09:12
    Ainda sobre esta notícia, ouvi à noite nas notícias que os pediatras, pedopsiquiatras e outros técnicos aplaudem esta medida. Nem queria acreditar naquilo que estava a ouvir, porque até agora tenho ouvido dos mesmos técnicos precisamente o contrário. Não percebo agora a mudança de opinião, mas continuo a referir que não me parece ser uma medida nem positiva para as crianças nem para os pais. Talvez, para os técnicos, que o crescente aumento de crianças stressadas, com maior índice de irritabilidade os pais procurem estes técnicos para consultas. Parece que em vez de prevalecer a ideia de ajustar os horários de trabalho dos pais ao da criança na escola, é precisamente o contrário, o elo mais fraco é que tem de se adaptar. Mesmo que este alargamento de horário corresponda a atividades extracurriculares, a criança permanece no ambiente escolar muitas horas. Quando chega a casa, por norma é tomar banho, fazer trabalhos de casa (se não os fez na escola), jantar e deitar-se. Onde é que fica tempo para conviver com os pais, brincar um bocadinho com os seus brinquedos, que também ajuda na evolução cognitiva da criança e no crescimento da criança?
  • Berta Ramos
    10 fev, 2016 Guarda 23:16
    Mais uma forma simpática de agradar aos pais( que preferem dar atenção ao animal de estimação do que ao filho) e de os explorar socialmente (já que trabalham cada vez mais horas)....e.uma ideia disfarçada de boa vontade para com as crianças que continuam a estar "presos" no mesmo espaço 7, ou 8 horas por dia, escravos portanto!!.......Mas que veneno traz este rebuçado escondido?????
  • Ruben Fernandes
    10 fev, 2016 portimao 17:46
    Eu estou a ver que tive sorte de ir para a Itália, eles tem 6 dias de escola por semana (no sábado era apenas artes e informática por isso nem importava-me, ate gostava), mas isso vinha com a vantagem de sair da escola ao meio dia, praticamente tinha o resto do dia depois do almoço livre para mim. Se hoje trabalho como programação e design é porque tinha tempo suficiente seja para os trabalhos de casa, estar com amigos mas também para brincar e aprender codigo etc.
  • Sandra Macedo
    10 fev, 2016 Bragança 15:49
    Sr Justo, de Leiria. Os professores devem ter 7 horas por dia, de ensino. A preparação das aulas, a elaboração de fichas de trabalho e de avaliação, a correcção dessas mesmas fichas e as reuniões são tempo extra. Fazem esse trabalho em casa. Então o horário passa para 9/10 horas diárias. O seu patrão, dá-lhe trabalho para fazer em casa?
  • Maria
    10 fev, 2016 Setúbal 15:19
    Mas que pais são estes!!!! A escola é para ensinar não para ficarem a fazer "sala"! Não entendo como noutros países como Alemanha por exemplo, os alunos só têm aulas numa parte do dia e o resto do tempo para eles. Gostava muito que isto não fosse avante, coitados dos miudos. Humm isto cheira-me a a qualquer coisa...vão inventar algum tacho para alguém...
  • Maria
    10 fev, 2016 Setúbal 15:19
    Mas que pais são estes!!!! A escola é para ensinar não para ficarem a fazer "sala"! Não entendo como noutros países como Alemanha por exemplo, os alunos só têm aulas numa parte do dia e o resto do tempo para eles. Gostava muito que isto não fosse avante, coitados dos miudos. Humm isto cheira-me a a qualquer coisa...vão inventar algum tacho para alguém...
  • António Martins
    10 fev, 2016 Lamego 15:11
    Os maioria dos pais, nos dias que correm, não querem os filhos em casa, preferem que permaneçam na escola e que professores e funcionários "tratem" deles. A maioria dos pais limitam-se ao papel de procriadores, mas procriam pouco, é só verificar a baixíssima natalidade que o país tem, uma das mais baixas a nível mundial.
  • Isabel Soares
    10 fev, 2016 Valpaços 15:00
    Numa sociedade em que a maioria dos pais preferem passear o cão, em vez de passar com os filhos, é uma óptima ideia.
  • Justo
    10 fev, 2016 leiria 14:50
    Falo de ter 7 horas de ensino!
  • Justo
    10 fev, 2016 Leiria 14:47
    Então, acho muito bem! Os professores tem cumprir o horário de pelo menos 7 horas de presença na escola!

Destaques V+