Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sanders e Trump vencem tranquilamente no New Hampshire

10 fev, 2016 - 07:57

Hillary Clinton ficou a muita distância do vencedor democrata e no lado republicano houve surpresa, com Kasich a conquistar o segundo lugar, à frente de Ted Cruz.

A+ / A-

Bernie Sanders e Donald Trump venceram as primárias no estado de New Hampshire. Enquanto ainda se contam os votos, Trump lidera entre os republicanos, com 35%, confirmando assim as sondagens que lhe davam uma vitória folgada.

No discurso da vitória, o pré-candidato prometeu melhorar o país e deixou um recado ao vencedor democrata.

“Nós vamos voltar a fazer da América um país grande. Ouvi partes do discurso do Bernie e ele quer entregar o nosso país. Não vamos deixar que aconteça. Desejo-lhe muita sorte, mas vamos melhorar a América de forma diferente, à moda antiga. Vamos ser mais fortes que a China, o Japão, o México, vamos bater todos os países que nos levam o dinheiro todos os dias. Não vai voltar a acontecer”, afirmou Trump.

A Trump segue-se John Kasich, com 16%. Ted Cruz, que venceu no Iowa, é, nesta altura, terceiro, com 12%.

Kasich acabou mesmo por ser a surpresa da noite, conseguindo eleger alguns delegados para a convenção geral que nomeará o candidato republicano.

“Esta noite aconteceu algo grande. Tivemos dezenas e dezenas de milhões de dólares gastos em campanha negativa contra nós. Contudo, reparem, essa é a velha política. Nós nunca batemos no fundo, porque temos algo melhor a dizer, algo melhor do que gastar o nosso tempo a criticar os outros. E numa altura em que a mudança anda no ar, talvez tenhamos virado a página a uma parte negra da política americana. Porque esta noite a luz sobrepôs-se à escuridão da campanha negativa. E vocês fizeram com que isso acontecesse.”

Já no partido democrata, Bernie Sanders voltou a afirmar, no momento da vitória, que o triunfo da campanha que lidera é do povo: “Enviamos uma mensagem que ecoará de Wall Street a Washington, do Maine à Califórnia. É a seguinte: a governação deste grande país pertence a todo o povo e não a uma mão cheia de pessoas ricas que financiam campanhas.”

Com a contagem ainda a decorrer, Bernie Sanders conquista quase 60% da votação entre os democratas. Hillary Clinton não chega aos 39%. A antiga secretária de Estado norte-americana já apontou à campanha no resto do país, admitindo que tem um problema de popularidade entre os jovens.

“Vamos levar a campanha a todo o país, vamos lutar por cada voto, por soluções concretas que façam verdadeira diferença na vida das pessoas. Sei que tenho algum trabalho a fazer. Em especial com os jovens. Mas vou repeti-lo: mesmo que eles não me estejam a apoiar, eu apoio-os”

O facto de o Estado de New Hampshire ser o primeiro a organizar primárias após o caucus (assembleias populares) de Iowa confere-lhe uma importância particular, por representar, tradicionalmente, a tendência de quem serão os escolhidos das duas formações partidárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+