Tempo
|
A+ / A-

AIS promove jornada de jejum e oração pelos cristãos perseguidos no Médio Oriente

10 fev, 2016 - 07:27 • Ana Lisboa

A Fundação AIS responde, assim, aos apelos do patriarca da Igreja Caldeia e do patriarca da Igreja Católica Greco-Melquita de Antioquia e de todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém.

A+ / A-

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) convida a todos para começarem a Quaresma a rezar pelos cristãos perseguidos no Médio Oriente, em especial os que vivem no Iraque e na Síria.

A iniciativa responde aos apelos do patriarca da Igreja Caldeia e também do patriarca da Igreja Católica Greco-Melquita de Antioquia e de todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém.

Os patriarcas Louis Sako e Gregorios III “escreveram à fundação AIS a explicar, uma vez mais, a situação angustiante em que se encontram milhares de cristãos expulsos de suas casas, empurrados para campos de refugiados, sem qualquer expectativa de poderem regressar às suas casas e já sem esperança de que a guerra tenha um fim” refere um comunicado da AIS.

Neste tempo de Quaresma, os dois prelados “suplicam essencialmente orações para que a paz possa chegar às suas pátrias” e “sublinham o desespero em que se encontram as comunidades cristãs nos seus países”. Por isso, apelam para que se reze e jejue “para que possamos permanecer na nossa amada pátria e para quem já a deixou possa retornar”.

Em resposta a este apelo, a fundação AIS decidiu convocar os cristãos de todo o mundo para um Dia Mundial de Oração e Jejum pela Paz na Síria e no Iraque. Este desafio traduz-se numa pergunta: “Quer levar a cruz com eles durante um dia? Rezemos e jejuemos na Quarta-feira de Cinzas pelo Iraque e pela Síria”.

Em Portugal, todas as paróquias, movimentos e comunidades religiosas são convidados a participar e a divulgar esta iniciativa da fundação AIS.

Em Lisboa, por exemplo, irá rezar-se o terço na Igreja da Encarnação, no Chiado, pelas 18h30, seguindo-se a celebração de uma missa.

A Quarta-feira de Cinzas, que assinala o início da Quaresma, já é um dia de jejum e de abstinência para os cristãos. O jejum não tem de ser absoluto, mas pode passar por comer apenas uma refeição completa e na outra optar por algo mais frugal. Já a abstinência traduz-se por evitar comer carne.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+