Tempo
|
A+ / A-

"Erro humano" terá motivado colisão entre comboios na Alemanha

09 fev, 2016 - 15:09

O acidente fez dez mortos e mais de cem feridos, dos quais 18 estão em estado grave. Catástrofe poderia ter sido muito pior se não fosse dia feriado, dizem fontes oficiais.

A+ / A-
Autoridades alemãs vão analisar caixas negras do acidente de comboio
Autoridades alemãs vão analisar caixas negras do acidente de comboio

Um ‘erro humano’ terá estado na origem da colisão frontal de dois comboios numa linha férrea a 60 quilómetros a sudeste de Munique. A informação é avançada pela RedaktionsNetzwerk Deutschand (RND), que agrupa 30 jornais regionais, citando "fontes próximas do inquérito".

O acidente fez dez mortos e mais de cem feridos, dos quais 18 estão em estado grave, segundo a agência Reuters.

A agência noticiosa alemã DPA, citando também "fonte segura", adianta que ainda não foi identificada ‘a’ ou ‘as’ pessoas que poderão estar envolvidas no caso. Já o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobridnt, diz que as pistas do "problema técnico" ou do erro humano estão "a ser estudadas’’.

Em causa terá estado o facto de um funcionário do posto de controlo de tráfego ferroviário ter desactivado o sistema automático de sinalização. A agência noticiosa alemã, citando "fonte segura", adianta que ainda não foi identificada ‘a’ ou ‘as’ pessoas que poderão estar envolvidas no caso.

Já o ministro dos Transportes alemão diz que as pistas do "problema técnico" ou do erro humano estão "a ser estudadas’’.

Durante a tarde, as autoridades do estado da Baviera deram uma conferência de imprensa onde informaram que aguardam os resultados dos registos das caixas negras dos comboios para poder dar mais informações.

Os dois comboios colidiram 11 minutos antes das 6h00, hora portuguesa. Um dos comboios acabou por descarrilar.

O ministro alemão dos Transportes, Alexander Dobridnt, também já prestou declarações esta terça-feira. "Os comboios devem ter colidido a alta velocidade. Naquele local em particular, é possível atingir a velocidade máxima de 100 quilómetros por hora em cada sentido."

"Os carris estão numa curva, por isso teremos que assumir que os maquinistas não terão estabelecido contacto visual antes do impacto, tendo colidido praticamente sem travar."

As autoridades frisam que esta catástrofe poderia ter sido muito pior se não fosse dia feriado, uma vez que o comboio é um meio de transporte muito utilizado.

O secretário das Comunidades, José Luís Carneiro, garantiu que o Governo está em contacto permanente com as autoridades em Estugarda mas que até ao momento não foi identificada nenhuma vítima de nacionalidade portuguesa.

[Notícia actualizada às 22h54 com actualização do número de vítimas do acidente]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+