Tempo
|
A+ / A-

Morais Sarmento sobre TAP. "No lugar de Neeleman, punha-me a andar daqui”

09 fev, 2016 - 00:12 • Raquel Abecasis

A reversão do acordo da TAP foi um dos pratos fortes do programa "Falar Claro" da Renascença, com o social-democrata Nuno Morais Sarmento e o socialista Vitalino Canas.

A+ / A-
Negócio TAP. "Se eu estivesse no lugar de Neelman punha-me a andar daqui”
Negócio TAP. "Se eu estivesse no lugar de Neelman punha-me a andar daqui”

O social-democrata Nuno Morais Sarmento critica a renegociação da venda da TAP ao consórcio Atlantic Gateway e diz que se fosse o empresário David Neeleman deixava Portugal.

“Se eu estivesse no lugar de David Neeleman faria duas coisas: Não entrava em guerra com o Governo e, provavelmente, à primeira oportunidade punha-me a andar daqui”, afirma o antigo ministro da Presidência na edição desta semana do programa “Falar Claro” da Renascença.

Morais Sarmento considera que este é um negócio inviável, só possível porque o consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, não podia entrar em conflito com o Governo de António Costa.

"É evidente que um empresário colocado numa situação como esta, em que tem o Governo do país em que vai actuar, relativamente ao qual acabou de entrar na companhia aérea de bandeira, entrar em guerra com o Governo desse país leva-o a algum lado? Eu se calhar também pensava duas vezes se fosse David Neeleman e se calhar até teria que encontrar uma solução que fosse acordada com o Governo, mas não era por minha escolha, é porque tenho a noção das coisas e sei que eu entrar em guerra com um país que é tão esquizofrénico e alucinado quanto querer soluções destas.”

Segundo o memorando assinado no sábado, o Estado fica com 50% do capital da TAP, o consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman com 45% e os restantes 5% podem ser adquiridos pelos trabalhadores. Este acordo reverte um outro assinado nos últimos dias do Governo PSD/CDS, em que Humberto Pedrosa e David Neeleman ficavam com 61% da TAP.

Para Nuno Morais Sarmento, este é um negócio que ninguém quer fazer, porque “nenhum de nós faz uma empresa a meias”.

“Algum de nós faz uma empresa em que ninguém decidisse? Em que um decide o dia-a-dia da gestão, mas o outro tem as opções estratégicas? Mas estamos a brincar aos cinco cantinhos? Ninguém é dono, a gente nem sabe se aquilo é público ou privado. A gestão é privada, mas o capital parece que é 50% público.”

Na resposta, o deputado socialista Vitalino Canas é peremptório em afirmar que o maior accionista passa a ser o Estado.

"Não, não vai ser nenhuma empresa a meias, porque o Estado vai ter 50%, os privados vão ter 45%, mais as acções que não forem vendidas aos trabalhadores da TAP. Era necessário que não fosse vendida uma única acção a um único trabalhador da TAP para que a empresa passasse a ser a meias, mas isso não vai suceder, portanto isso vai significar que o Estado vai manter a maioria, vai ser o accionista maioritário da TAP com 50%”, sublinha Vitalino Canas no “Falar Claro” da Renascença.

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 foi outro dos temas em destaque no programa desta semana, com o social-democrata Nuno Morais Sarmento e o socialista Vitalino Canas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    10 fev, 2016 Portugal 20:00
    Se pensam que o Neelemam vei brincar para Portigal, estão bem enganados. A partir desta mudança, ele não tem mais o mesmo interesse na TAP que tinha, e vai sobrar para o Pedrosa, porque ele vai botar a sua companhia a fazer concorrência com a TAP e o Costa vai-se arrepender . Hoje o Bom da TAP é o Brasil, come sozinha, quando acabar esta mama, vai chupar no dedo.
  • joao gil
    10 fev, 2016 lisboa 19:55
    A configuracao do capital accionista e o modelo de governo em que estado e trabalhadores estão contra a gestão é um desastre, que nem precisa ser anunciado. Esta reversão só serve mesmo para continuar a bandalheira e manter (e arranjar mais uns) tachos para os compadres e amigalhacos. E para os contribuintes continuarem a pagar o despautério e a subvencionar os parasitas do PS e restante quadrilha e os sindicalistas que não querem trabalhar.
  • Treinador de Bancada
    10 fev, 2016 Porto 19:00
    Tino de Rans nomeado Alto Comissário para as Feiras.
  • Rui Manuel Corrêa So
    10 fev, 2016 Lisboa 17:33
    Em primeiro lugar há que chamar os bois pelos nomes: o PSD não é social-democrata, nunca foi e com tipos como o Morais Sarmento ou o Passos Coelho, para só citar estes dois, nunca o será. PSD pode querer dizer muitas coisas mas partido social-democrata é que certamente não. Depois, criticar o acordo que o actual Governo alcançou com os accionistas privados e não criticar veementemente e de forma indignada a negociata ilegal feita pelo anterior governo PSD/CDS, com Humberto Pedrosa e David Neeleman, é estar a passar ao lado do verdadeiro problema. O PS sempre disse que caso chegasse ao Governo tudo faria para que o Estado voltasse a deter a maioria do capital da companhia aérea. O anterior governo ouviu mas fez ouvidos de mercador. Entregar a TAP a privados, pela calada da noite, numa altura em que o Governo PSD/CDS já tinha sido demitido pelo Parlamento, não é só um ato de desespero com configura um ato de má governação e uma traição a Portugal. Era sobre isso que o Morais Sarmento e os seus apaniguados deviam andar a protestar nos média.
  • Luis
    10 fev, 2016 Lisboa 16:04
    Eu também, no lugar do Sarmento, como tenho vergonha na cara, punha-me a andar e para bem longe. Esta de ser ex politico comentador, comentador politico a aguardar tacho, politico a andar por aí e comissário politico é uma das muitas aberrações Portuguesas que só contribuí para o Mamanço Nacional.
  • ISIDORO FOITO
    10 fev, 2016 elvas 12:04
    podes bazar fazes ca tanta falta como uma violanum funeral .este também é daqueles que gozou ferias e fez megulho em são tomé a custa dos contribuintes mas como é PSD não foi investigado
  • Teresa Campos
    10 fev, 2016 Murça 02:44
    Existem muitos presidentes de câmara, vereadores, deputados, empresários e suas famílias que viajam do Porto e para o Porto, na Ryanair, Vueling, e outros companhias de baixo custo. Se estão sinceramente preocupados com a TAP, não sei porque não viajam nesta empresa. Muitos choram lágrimas crocodilo.
  • Jorge
    10 fev, 2016 Portugal 01:55
    Quando a TAP dividir os voos para o Brasil, que hoje são a sua joia da coroa, com a Azul, esta vai levar 70% dos passageiros que fazem esses voos. Com a gentileza que os comissários portugueses tem, nem os passageiros portugueses vão voar na TAP.
  • Vasco
    09 fev, 2016 Santarém 22:16
    Eu teria feito precisamente o mesmo e exigiria todo o meu dinheiro investido na TAP e deixaria esta entregue ao senhor Costa e CGTP com a resposta que há mais países no mundo sérios onde poderia investir o meu dinheiro com segurança, esta solução tal como está não me parece que seja duradoira para mais se a TAP continuar como até aqui a dar prejuízo a não ser que o senhor Costa continue lá a pôr o dinheiro dos contribuintes na empresa e nas mãos dos dois empresários para os manter seguros.
  • O. R. Leitão
    09 fev, 2016 Lisboa 22:13
    Morais Sarmento de fato mais valia estar calado e ir ele próprio para bem longe. Da sua opinião ninguém quer saber. Como se importasse alguma coisa. Fez o quê até agora?

Destaques V+