Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Galp responde ao PCP que paga impostos em Portugal

08 fev, 2016 - 22:44

Comunistas tinham criticado "escandalosos" lucros da petrolífera nacional, que ascenderam a 639 milhões de euros no ano passado.

A+ / A-

A Galp Energia contrariou esta segunda-feira uma posição do PCP relativamente aos seus "escandalosos" lucros, esclarecendo o partido de que a Galp "tem a sua sede social e fiscal em Lisboa", onde paga os seus impostos.

"A Galp esclarece que a sua sede social e fiscal se situa em Lisboa, apesar de a maioria das suas receitas provir das operações desenvolvidas pela empresa fora de Portugal", refere a empresa na comunicação enviada à agência Lusa, depois de o PCP ter classificado hoje de "escandalosos" os lucros da Galp Energia e pedido a intervenção do Governo em relação à sede fiscal da empresa, alegadamente localizada na Holanda.

Em comunicado, o PCP considerou que são "escandalosos" os lucros apresentados, que "revelam uma absorção quase integral das margens resultantes da baixa do preço do petróleo em benefício dos accionistas da empresa" e que os seus lucros são "tão mais escandalosos quanto é conhecido que a sua tributação será feita apenas parcialmente, na medida em que a sede fiscal da empresa se encontra, à semelhança da maioria dos grupos monopolistas em Portugal, situada na Holanda, beneficiando de inaceitáveis vantagens fiscais em prejuízo do Estado português".

A Galp Energia divulgou hoje o seu relatório e contas de 2015, ano em que obteve um resultado líquido ajustado de 639 milhões de euros, um aumento de 71,5% face aos 373 milhões alcançados no período homólogo de 2014.

"O resultado líquido ‘replacement cost’ ajustado da Galp Energia foi de 639 milhões de euros, reflectindo a melhoria das margens de refinação na Europa, o aumento da produção de petróleo e gás e o crescimento da comercialização de gás natural nos mercados europeus", refere a petrolífera portuguesa numa comunicação enviada hoje ao mercado.

Na nota enviada hoje para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia sublinha que os resultados alcançados em 2015 foram impulsionados pelo "aumento de 86% na produção de petróleo e gás natural no Brasil" e pela "recuperação das margens de refinação europeias".

A petrolífera informa que a produção total (working interest) de petróleo e gás natural aumentou 50% em 2015, para 45,8 mil barris de óleo equivalente por dia (mboepd)". Quanto à produção `net entitlement`, que "contribui de forma mais directa para os resultados", a Galp Energia refere que aumentou 60%.

"As vendas de gás natural atingiram os 7.665 milhões de metros cúbicos (Mm3), em linha com 2014", acrescenta o texto. .

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" consolidado do grupo totalizou 1.564 milhões de euros numa base `replacement cost ajustado` (RCA)", prossegue o documento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+