Tempo
|
A+ / A-

Bloco de Esquerda: “Morte digna é um direito fundamental”

08 fev, 2016 - 20:31 • José Carlos Silva

José Manuel Pureza considera que a morte assistida deve ser regulamentada pelo Parlamento porque “os direitos fundamentais não devem ser referendados”.

A+ / A-

Morrer com dignidade é “um direito fundamental”, defende o dirigente do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza. Como a Renascença avançou em primeira mão, o Bloco quer avançar para a despenalização da eutanásia sem referendo.

Em entrevista à Renascença, o deputado e vice-presidente da Assembleia da República considera que a morte assistida deve ser regulamentada pelo Parlamento, sem consulta popular. "Temos a noção de que estamos a representar uma parte maioritária da sociedade portuguesa", argumenta.

O Bloco de Esquerda defende a eutanásia, porquê?

Entendemos que o direito à morte digna é um direito fundamental. É uma liberdade que deve ser deixada à consciência de cada um e de cada uma que tenha o pleno uso das suas faculdades e, portanto, é algo que precisa de ser regulado na perspectiva da defesa da dignidade das pessoas. O Bloco de Esquerda vai ponderar o momento certo, mais adequado, para apresentar uma iniciativa legislativa nessa matéria.

Sim ou não a um referendo e porquê?

Os direitos fundamentais não devem ser referendados. É um principio básico que defendo, bem como o Bloco, e quem está contra – é um direito de cada um e cada uma – deve vir a terreiro, dizer que está contra e porquê. Não deve refugiar-se atrás do biombo de uma consulta popular ou de um debate que seja anunciado como um debate sereno, como se no Parlamento não houvesse debates serenos e sérios.

Sendo uma questão tão abrangente, e tão fracturante, o Bloco de Esquerda tem medo de poder vir a ser derrotado num referendo?

Não se trata de medo. Trata-se de ter respeito por aquilo que são os princípios certos. Se, como é sabido, o Parlamento é uma instituição que representa todos os portugueses, nós nunca temos medo de ir à luta pelas nossas convicções. Dada a amplitude do movimento criado na sociedade portuguesa a este respeito, temos a noção de que estamos a representar uma parte maioritária da sociedade portuguesa. E por isso não temos medo de coisa nenhuma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Jose Casal
    14 fev, 2016 16:30
    Ninguém tem o direito de tirar o que nao pode restituir. Vamos lá respeitar o fom da vida, desde a sua concepção até à morte.Esse dom só a Deus pertence.
  • Joao Miguel
    10 fev, 2016 LISBOA 11:48
    Não esquecer que esta gente é comunista e só querem esta "dialética" e polémica absolutamente perigosas.
  • Joao Miguel
    10 fev, 2016 Lisboa 09:41
    Isto é uma inteira hipocrisia pois ninguém quer morrer. Mas se se entra por ia, muita gente vai justificar abusos semelhantes ao nazismo.
  • João Lopes
    10 fev, 2016 Viseu 09:17
    Morte digna? «Reivindicar o direito ao aborto, ao infanticídio, à eutanásia, e reconhecê-lo legalmente, equivale a atribuir à liberdade humana um significado perverso e iníquo: o significado de um poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Mas isto é a morte da verdadeira liberdade»: palavras sábias e perenes de João Paulo II.
  • 09 fev, 2016 Lixa 23:33
    Bloco de Esquerda quer morte assistida Em França já existe, o ISIS mata e os franceses assistem. O Bloco quer o ISIS?
  • Fernando Cerqueira
    09 fev, 2016 PTL 18:56
    É isso que o bloco precisa. Uma morte digna e para tal deve ser breve pois de contrário teremos mais chulos
  • José Soares
    09 fev, 2016 Agualva 18:38
    Ora, repetindo o argumentário "Temos a noção de que estamos a representar uma parte maioritária da sociedade portuguesa", deixemos que o BE morra! Seguramente nem será preciso a ajuda de ninguém, basta ouvi-los com um nadinha de atenção e fica claro que as brilhantes ideias (e ideais) dos camaradas bloquistas têm dado muitos frutos pelo mundo fora - na Coreia do Norte, por exemplo, assistimos à massificação da eutanásia... Já agora, gostaria de saber, que parte maioritária da sociedade portuguesa é representada pelo BE! É preciso ser muito triste para assim pensar...
  • Isaías
    09 fev, 2016 Mesopotanea 16:28
    Quem libertou, com o voto, este criminoso cheio de impureza dando - lhe voz para ele falar? Quem liberta, com o voto, estas escórias de gente está a preparar um inferno para as futuras gerações. Será que o desemprego, a miséria e as desigualdades sociais não o preocupam? A conduta destes desumanos da esquerda é a conduta do demónio. Cristãos portugueses: exorto - vos a lançar água benta sobre estes demónios carregados de impureza, disfarçados de pureza. Boa tarde.
  • Álvaro de Jesus
    09 fev, 2016 Porto 13:28
    Primeiramente, e antes de defender o Referendo ou o Parlamento, deve estudar-se Espiritualidade, à Luz da Ciência que a tem como seu objecto de estudo: Ciência Espírita. Estudando-se esta Ciência, encontraremos o porquê de ser se vir à carne, pela Encarnação, bem como às Encarnações sucessivas, aqui chamadas Reencarnações. Aqui chegados, e sem sair do estatuto próprio de um aluno, saberemos porque vimos como deficientes. Sabendo porque vimos deficientes, saberemos porque podemos acamar numa cama e assim ficar até que o desencarne aconteça. Por essa Ciência, que também é Doutrina, Escola e Filosofia, ficaremos a saber que Tudo depende de Nós, de cada um, pois o Criador criou-nos Simples, Livres e Ignorando Quem Somos. Ser simples e ignorando, promove em nós o não Saber, resultando daí o que vamos lendo em defesa da Eutanásia. Ser Livre, nessa ignorância, pior ainda, pois muitas vezes, e até que saibamos conscientemente Quem Somos, pode levar-nos a não estar na Unidade com esse Criador e, inclusive, a cair na imperfeição. Senhoras, Senhores: Antes de virmos à encarnação fazemos o nosso necessário Plano de Vida, onde inscrevemos tudo o que iremos viver quando estivermos encarnados. A DOR faz parte dos processos evolutivos e, muitas vezes, acompanha-nos ao longo de nossas vidas. O CRIADOR diz: - "Nada do que vives deixas de querer Viver." - "Tudo são experiências que desejas experienciar e Eu somente Te autoriza a vivê-las." - "A Tua Vontade é a minha Vontade." - Vive, pois! ***
  • p
    09 fev, 2016 t 13:22
    o BE tem MEDO de um referendo. estes são aqueles que deixam os idosos nos hospitais, para não os sobrecarregar, o que o BE e quem os apoia querem fazer é um ato de nazi.

Destaques V+