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Rui Moreira exige que a TAP mantenha aposta no Porto

08 fev, 2016 - 13:09

O presidente da Câmara do Porto queixa-se da estratégia da transportadora aérea, que não tem feito do aeroporto Francisco Sá Carneiro um "hub" da companhia.

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O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, defendeu, esta segunda-feira, a necessidade de o Governo dar ordens à TAP para restabelecer as ligações internacionais que a transportadora anunciou querer suspender partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

"O aeroporto do Porto não tem sido um 'hub' [plataforma giratória de uma companhia aérea, onde existe um grande número de ligações directas a grandes cidades] da TAP. O Governo disse que a razão fundamental de reassumir 50% da TAP é para que haja um 'hub' no Porto”, começou por dizer o autarca.

“Para isso, é preciso um sinal, dando ordens à administração da TAP para que não sejam interrompidas as ligações a Roma, Milão (Itália), Bruxelas (Bélgica) e Barcelona (Espanha), ou o voo nocturno de Gatwick (Londres, Inglaterra)", acrescentou Rui Moreira.

Em conferência de imprensa, Moreira defendeu que, com o Estado a deter 50% da transportadora, a TAP deve prestar "um serviço público" e que "o serviço público deve ser prestado em todo o território".

António Costa prometeu

O primeiro-ministro, António Costa, disse no sábado que o acordo para a reversão da privatização da TAP deixa o Governo com margem para intervir sobre a manutenção de uma base no Porto.

O Governo vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP (em vez de 34%), resultado das negociações com o consórcio Gateway, que tinha 61% do capital da companhia e que agora fica com 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

"Se a TAP é uma empresa em que o Estado vai deter 50% do capital, em que continua a ter a definição estratégica das suas rotas, então, esta região e outras regiões devem ser bem servidas pela TAP. Se é um activo estratégico, se vamos pagar a TAP com os nossos impostos, então deve prestar serviço público", afirmou Rui Moreira.

Para o autarca, tal passa "por garantir serviço a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro", mantendo, "pelo menos", a actual operação da transportadora.

"Quero acreditar que o primeiro-ministro disse no Porto que o Estado, ao reassumir 50% do controlo da TAP, passará a ter a definição estratégica das rotas e do serviço público da TAP. A ser assim, são boas notícias. O que gostaremos agora de ver é se, no imediato, isso se concretiza. Para isso seria necessário dar ordens à TAP para restabelecer as ligações que foram interrompidas para destinos muito importantes e, já agora, que acabem com a brincadeira da Galiza", vincou Rui Moreira.

A Câmara do Porto revelou na quarta-feira que as quatro ligações da TAP a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro para a Europa que serão suprimidas no final de Março tiveram em 2015 uma "ocupação média de 90%", representando "perto de 190 mil passageiros, em 1.867 voos de ida e volta".

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  • nuno couto
    08 fev, 2016 espinho 17:16
    Noção de igualdade: Região norte e centro norte - 4 milhões de pessoas - 75 pilotos da TAP Região de Lisboa - 3 milhões - 825 pilotos da TAP. Parece que a Iberia quer aumentar os voos no Porto, fala-se na Alitalia Portugal não aprende...
  • João Antunes
    08 fev, 2016 Mirandela 15:51
    Se António Costa quer a TAP pública não sei porque não propõe aos privados que saiam da empresa. Acabava-se de vez com esta confusão. Mas entende-se porque não o faz. A TAP precisa de dinheiro fresco e Costa sabe que o estado está impedido de o colocar na empresa, são as regras da União Europeia. Assim António Costa consegue duas coisas, os privados entraram com o dinheiro e o estado continua a mandar e a gerir. O americano e o Pedrosa é que vão perder o dinheiro que lá injectaram.
  • filipe
    08 fev, 2016 lx 15:05
    pois claro, temos de andar a criar prejuizo á TAP para fazer rotas não rentáveis porque o sr presidente da camara quer. por coisas destas é que andava sempre o povo a aguentar com os prejuizos da tap pública. a camara compre ou alugue um aviao para os STCP e faça estas rotas já que fazem tanta falta no porto
  • Alberto Martins
    08 fev, 2016 Lisboa 14:57
    Exige? A TAP parece...que vai ser um misto de publico e privado mas com gestão privada. Logo tem que competir no mercado concorrencial com o fim de obter lucro para os accionistas... Se for lucrativo para a empresa manter a aposta no Porto, muito bem...se der prejuizo lá vão os accionistas (e aqui do lado do estado entram os contribuintes) ter que colmatar as perdas...portanto, o sr. Moreira não tem que exigir nada. A TAP não é o Metro do Porto...tal como a TAP não é o Metro de Lisboa...
  • André
    08 fev, 2016 Lisboa 14:53
    Existe uma situação interessante: Rui Moreira critica a TAP por estar a reduzir as operações no Porto... mas, o mesmo Rui Moreira, fez 12 viagens a Londres e usou... a Ryanair 12 vezes. Também foi a Bruxelas e usou a Easyjet. Se o próprio presidente da câmara, usa outras companhias aéreas, como é que pode vir reclamar que "não devem tirar de cá os aviões, pois podem dar cabo da clientela"? O mesmo se passa com o grupo do CDS que apoia Rui Moreira. NINGUÉM viaja na TAP a partir de Pedras Rubras... e andam por aí a gritar que o Porto precisa de mais operações e destinos.
  • Tinicom
    08 fev, 2016 Porto 14:11
    Basta. Autonomia ou independência para o norte de Portugal.Estamos fartos de ver todas as nossas riquezas e mais valias da região serem desperdiçadas , não posso aceitar que o Norte de Portugal seja das zonas mais pobres da Europa apenas porque na capital pensam que somos obrigados a sustentá-los.
  • Pinto
    08 fev, 2016 Porto 14:10
    A TAP está como está porque fizeram negócios ruinosos que nada tiveram a ver com a TAP . A administração tem gerido a TAP com negócios ruinosos, além disso fizeram de tudo para que a TAP passa-se para privados e quase acabavam com a empresa não fosse os milhões injectados pelo governo, essa administração já tinha garantias de continuar em cargos elevados na TAP caso passa-se para os privados, por isso a TAP sempre dava prejuízo. Anormal é ver essa gente ainda à frente da empresa. Tudo isto só quer dizer que os corruptos têm as costas guardadas.

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