Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2016 não satisfaz sector da construção

08 fev, 2016 - 09:36 • Hugo Monteiro

Os empresários consideram que a reabilitação urbana deve continuar a ser uma aposta.

A+ / A-

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) considera que o Orçamento do Estado para 2016 é insuficiente para o volume de construção e de obras públicas que o país precisa e, por isso, os empresários apelam ao Governo para que sejam aproveitados todos os fundos europeus disponíveis.

No dia em que o Instituto Nacional Estatística divulga os Índices de Custos de Construção de Habitação e de Preços de Manutenção e Reparação, o presidente da CPCI, Reis campos, diz à Renascença que o actual orçamento é curto para o sector: "O país não terá verbas suficientes para desenvolver os projectos de construção que precisa, e que fazem parte de um plano estratégico de transportes e infra-estruturas.”

Reis Campos defende que há, contudo, ferramentas europeias que podem ajudar e dá exemplos, com fundos "do Banco Europeu de Investimento, do plano Juncker e do Plano 2020”.

"Aquilo que pretendemos é que sejam aproveitados todos os fundos comunitários para a reabilitação urbana e para todas as obras públicas que o país necessita”, sublinha.

Com a construção de imóveis muitas vezes parada, os empresários consideram que a reabilitação urbana deve continuar a ser uma aposta do Governo, tanto mais que “a reabilitação, em Portugal, representa 7% do sector, enquanto na Europa representa 36%". Reis Campos tira o corolário: "Ainda continuamos muito longe da meta europeia."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Seco
    08 fev, 2016 Lisboa 11:15
    Volta passos, volta portas! Anda tudo com saudades vossas! O povo queria mais austeridade e afinal já não vai ter! Como já não vai ter tanta austeridade acha que está a ser enganado pelo novo governo!

Destaques V+