Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carnaval cinzento com chuva a Norte

08 fev, 2016 - 08:48

Há sete distritos sob aviso laranja esta segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima forte. As ondas podem atingir os 11 metros.

A+ / A-

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam, para esta segunda-feira, céu geralmente muito nublado nas regiões do Norte e Centro e períodos de chuva, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego.

Acima dos 1400/1600 metros, poderá haver queda de neve até ao início da manhã.

No Sul, o céu também deverá estar geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. No Alto Alentejo, há possibilidade de chuva fraca, com vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 17 graus, no Porto entre 12 e 15, em Vila Real entre 9 e 11, em Viseu e Bragança entre 7 e 11, na Guarda entre 4 e 09, em Coimbra entre 11 e 15, em Castelo Branco entre 8 e 14, em Santarém 10 e 17, em Évora entre 7 e 15, em Beja entre 8 e 16 e em Faro entre 10 e 18.

Na terça-feira de Carnaval, o céu vai continuar muito cinzento e a chuva poderá ser forte no Minho e Douro litoral. Também há previsão de queda de neve acima dos 1200/1400 metros, e o vento vai soprar moderado (nas terras altas, as rajadas podem chegar aos 90 km/h).

Está prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Ondas até 11 metros

Sete distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso laranja do IPMA, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 11 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria e Lisboa estão a laranja a partir das 18h00 e até às 12h00 de terça-feira.

De amarelo estão Setúbal, Beja e Faro, onde as ondas de noroeste podem atingir os cinco metros.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica "de risco moderado a elevado". O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e alerta para situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    08 fev, 2016 aveiro 16:31
    Com toda a honestidade...................estou-me a marimbar para o carnaval destes dias, pois assisto a isso durante o Ano todo com a palhaçada habitual!

Destaques V+