Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS garante “aumento de rendimento das famílias"

07 fev, 2016 - 20:23

Deputado socialista João Galamba contraria “campanha” de PSD e CDS.

A+ / A-

O PS contraria a "campanha de intoxicação pública" de PSD e CDS sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2016, ironizando que se trata de "`toma lá` 1.400 milhões de euros e `dá cá` apenas 290 milhões".

"Temos assistido, nos últimos dias, por parte de PSD e CDS, a uma campanha de intoxicação da opinião pública e de tentativa de transformar o orçamento numa coisa que não é. Têm dito que penaliza fortemente as famílias. Ainda hoje, o PSD disse que é o orçamento do `toma lá dá cá`. É de facto, toma lá 1.400 milhões de euros e dá cá apenas 290 milhões", afirmou o porta-voz socialista João Galamba.

Segundo o deputado do PS, os contribuintes vão beneficiar de "430 milhões de euros da sobretaxa [do IRS]", de "450 milhões de [reposição de] salários da função pública", de "230 do aumento do salário mínimo" e de "200 de reposição dos mínimos sociais e actualização das pensões", contabilidade que "não inclui a redução das taxas moderadoras e a descida do IVA da restauração, que são cerca de 175 milhões de euros".

Este cenário permite um "aumento de rendimento das famílias, com a contrapartida do aumento de impostos sobre combustíveis e tabaco, os quais, mesmo se somados com o aumento do imposto automóvel e o Imposto Único de Circulação, ficarão abaixo dos 400 milhões", acrescentou.

"A única coisa que não taxámos neste orçamento foi o descaramento de PSD e CDS", condenou Galamba, lamentando que a oposição chame "de colossal aumento de impostos algo que é um pequeno grão de areia quando comparado com os impostos aumentados nos últimos anos - três mil milhões de euros em IRS e dois mil milhões de euros em IVA, num contexto em que não houve reposição de rendimentos".

"Neste momento, ainda não iniciámos o processo [de discussão] em especialidade, que irá ocorrer com toda a naturalidade, mas não vejo razão para PCP, BE, e `Verdes` e PAN já agora, não votarem a favor deste orçamento, que cumpre os acordos feitos à esquerda e significa um virar de página, no que ao rendimento disponível das famílias diz respeito, sobretudo famílias de menores rendimentos", confiou.

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Hugo Soares, afirmara que a proposta socialista ficará para a história como o orçamento do "toma lá dá cá", onde está presente um "gigantesco aumento de impostos", enquanto o presidente do CDS e ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, acusou o executivo do PS de ter lançado mão "de todos os impostos indirectos e taxas possíveis" para "fechar a conta" do Orçamento do Estado para 2016, apenas para satisfazer "uma opção ideológica".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Assunção Palma
    09 fev, 2016 Belas 13:36
    Aumento do rendimento das familias? Como? Eu estou de baixa, incapacitada para o trabalho, fui operada, ando a fazer o penso desde Dezembro, trabalho a 12 km da cidade onde vivo e cortaram-me a baixa, porque acham que estou apta para trabalhar. Ah... o meu trabalho é andar com coisas pesadas e fui operada a hérnias inguinais que me ficaram de uma operação de urgência que fiz ao estômago em risco de vida em Janeiro de 2015. Fiquei com umas hérnias tão grandes que houve quem me perguntasse se estava grávida. As hérnias podiam estrangular a qualquer momento, caso fizesse esforços pesados. Ontem na espera para fazer o penso estava um casal de ciganos, ela com 15 anos e ele com 16, que disseram que casaram há 8 meses e que por duas vezes ela desconfiou que estava gravida,mas que foi alarme falso... eu perguntei se não tinha tempo de engravidar e a resposta deles foi: " 3nquanto não engravidar não temos direito ao RSI nem a abonos. E por causa destas situações cortaram-me a baixa, a mim que nunca tinha tido baixas, cheguei a ir trabalhar com 39 de febre e entupir-me em ben-u-rons para a febre baixar. Por agora não posso trabalhar, já tenho uma grande depressão que estou a tratar por causa disto tudo. Trabalho no privado, está tudo dito
  • antonio
    09 fev, 2016 lisboa 08:16
    depois dos conselhos do sô Costa...vamos sim poupar! Não nos faltava mais nada que " politicozecos " virem dar lições de poupança. São estas cavalgaduras que nos endividaram. O sô Costa e companhia NUNCA andam de metro ou bus, não sabem nada de nada a não ser LUDIBRIAR o Zé Tuga!
  • ver para crer
    08 fev, 2016 Santarém 21:49
    Este Galamba já me parece dotado a um bom futuro chefe xuxialista, paleio não lhe falta, os argumentos no entanto é que parecem ser cada vez menos e mais desfavoráveis este rapazote deve estar a pensar que está a falar para atrasados mentais.
  • carmom
    08 fev, 2016 FAMALICÃO 16:35
    Melhoria para as famílias que não fumem,que não andem de transportes,nem consumam nada que tenham de pagar selo.Se fizerem isso, não vai aumentar a receita do estado,alguém vai ter pagar as favas.
  • antonio
    08 fev, 2016 lisboa 14:33
    Esta é a justiça social "xuxalista-blokista-marxista" , estamos entendidos que este Galamba, ou sr Caramba vai longe! Triste povo este que se deixa iludir ( até eu dou o benefício da dúvida - a democracia a funcionar) a este governo. É melhor sabermos o que valem comunas, BE e socialistas juntos do que esperarmos mais uma vez por D Sebastião! Deixemo los governar!
  • Eborense
    08 fev, 2016 Évora 14:07
    Por favor! Não batam mais no Galamba! Apesar do rapaz não saber o que diz, isso não é razão para tanto malhar na criatura. Mas nós portugueses, não obstante sermos um povo solidário, temos este defeito de não conseguirmos desculpar a burrice e a incompetência.
  • José
    08 fev, 2016 açorlindo 13:34
    Eu só sei que sou funcionário público, ganho muito abaixo dos 1000 euros, com o salário congelado há anos, levei cortes nos subsídios, estou cada vez mais pobre para o nível de vida neste país, que aumentou de 8 para oitenta com a moeda do euro, mas pelos vistos ainda é muito o que ganho, é claro que me refiro a todos os funcionários que estão nesta situação, mas pelos vistos continua tudo na mesma. Ah, a não ser as reformas vitalicias, estas vão encher ainda mais os bolsos dos políticos... Quem leva é sempre os mesmos. Os que têm menos, cada vez menos, os que têm mais, cada vez mais. É assim este portugalzinho....
  • Americo
    08 fev, 2016 Leiria 13:00
    Bom, só se para o deputado Galamba, famílias são aqueles funcionários publicos que recebem mas de 1.500€/mes brutos.Assim, estamos de acordo. E isto não há campanhas, nem meio campanhas. É a dureza dos números. Aliás, este sr. está como o seu chefe. Costa, tristemente afirmou. Para não pagar ,mais impostos andem de transporte públicos e deixem de fumar. Deixar de fumar, estou de acordo, eu me fumo. Quanto ao utilizar transportes públicos a afirmação de Costa só confirma que ele não conhece o País. Faz ideia de quantos milhares, porventura milhões de portugueses que para se deslocaram para o trabalho tem de ter duas viaturas. Pois é. É a realidade. Quanto a impostos, eu e como a maioria dos Portugueses não pagava, para meu mal, contudo, agora vou pagar 20,00€/mês em inpostos nos combustiveis. Portanto o resumo é simples, para estes sr.s a filosofia é a seguinte: Agradar aos mais bem pagos da função pública, satisfazer as reivindicações dos sindicados que defendem que ganha elevados salários e o resto é que pague. Viva essa justiça social.
  • antonio
    08 fev, 2016 lisboa 10:47
    Então não é? De acordo com a nova tabela de IRS, vou pagar MAIS 235euros/anos!! as famílias vão poupar?? Deixem-se de tretas.
  • éviraodisco
    08 fev, 2016 etocaomesmo 10:29
    Há gente tão estúpida (mas isto porque o coelho é que andou a fazer lavagem cerebral àqueles que não têm nada no cérebro. Parecem os nazis contra os judeus, agora os da privada contra os funcionários públicos) não vêm mais nada a não ser funcionários públicos. Sempre o mesmo, vira o disco e toca o mesmo. Até parece que não há funcionários públicos pobres, que muitos destes não estejam a ganhar a mesma porcaria em que muitos do privado pagam. Até parece que os funcionários públicos não têm os salários congelados há tantos anos como os da privada. Até parece que os funcionários públicos também não ficaram com os cortes nos subsídios. Misturam alhos com bugalhos, trabalhadores que prestem serviços ao povo e que muitas vezes até têm mais qualificações que os da privada com trabalhadores que fazem montagens em fábrica. Até parece que os funcionários públicos é que levaram este país à miséria. Não há funcionários públicos nos outros países???? Ou há só em Portugal?! Santa estupidez! Quantos destes da privada não receberam subsídios, meteram na algibeira, ou compraram brutos carros e investiram nas piscinas das suas casas e depois ainda fizeram um 31 para fecharem as portas e despedindo trabalhadores que foram para o desemprego. Todos uns santinhos da copeira estes da privada. Só não percebo é porque este país, mesmo com a mama que o coelho lhes deu nos últimos 4 anos ainda querem reduzir salários e estão as pessoas na miséria e o país está na mer----

Destaques V+