Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PSD contra Orçamento do “toma lá dá cá”

07 fev, 2016 - 14:20

Vice-presidente da bancada laranja considera que o Orçamento "retira rendimentos às famílias, embora o pareça devolver de forma artificial, porque há de facto um gigantesco aumento de impostos".

A+ / A-

Veja também:


O Orçamento do Estado para 2016 ficará para a história como o orçamento do "toma lá dá cá", onde está presente um "gigantesco aumento de impostos", acusa o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Hugo Soares.

"À medida que vamos conhecendo o Orçamento do Estado para 2016 parece-nos claro que este orçamento fica mesmo para a história baptizado como o orçamento do toma lá dá cá", afirmou o responsável numa conferência de imprensa no Porto.

Para Hugo Soares, trata-se de "um Orçamento do Estado que retira rendimentos às famílias, embora o pareça devolver de forma artificial, porque há de facto um gigantesco aumento de impostos".

"Ainda não temos as contas feitas, mas a verdade é que sabemos que este suposto dar de rendimentos às famílias portuguesas de forma imprudente, ao contrário daquilo que sugeríamos, demonstra muito bem que este Governo quer dar com uma mão aquilo que está a tirar em larga medida com o aumento de impostos", criticou.

O deputado considerou também "muito imprudente" que o PS tenha preferido "de uma vez só querer aumentar o rendimento das famílias devolvendo a sobretaxa e os salários num ano" e adiantou que o PSD não tem a certeza de que "o orçamento no final do ano vá bater certo".

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD destacou ainda dois sectores para os quais estão previstas medidas que "merecem uma forte censura e um forte repúdio" por parte do partido.

No caso da agricultura, criticou o "aumento brutal de encargos fiscais", que demonstram ser este sector, para o PS, "o parente pobre da economia".

"Numa altura em que a agricultura portuguesa estava a querer crescer e a dar sinais de recuperação e a promover também o crescimento da economia e a criar emprego, o PS e o governo de António Costa considera a agricultura como o parente pobre da economia portuguesa", criticou o social-democrata.

Numa nota para as famílias, salientou que o Orçamento do Estado para 2016 "cria dificuldades" àquelas que querem ter mais filhos e representa "um andar para trás".

Questionado sobre o sector da restauração disse haver "uma grande confusão" sobre o IVA e que "parece que o PS o que quis fazer foi uma operação de cosmética para poder dizer aos partidos que suportam o poder que há uma redução do IVA da restauração quando efectivamente parece que anda a brincar aos preços dos alimentos".

Já sobre as acusações feitas pelo primeiro-ministro sobre a atitude considerada "lamentável" do PSD e CDS ao longo das negociações com a Comissão Europeia, Hugo Soares respondeu: "isso são desculpas de mau pagador".

"Até há um ano atrás o primeiro-ministro dizia que o PSD, o Governo e Pedro Passos Coelho tinham uma posição subserviente perante Bruxelas. Agora, que somos oposição, ele acha que mandamos em Bruxelas (...). É uma coisa extraordinária de uma incoerência atroz", assinalou.

E acrescentou: "O senhor primeiro-ministro tem que governar e assumir as suas escolhas e nós estamos aqui para fazer oposição e avaliar as escolhas do atual governo. E quanto a essas escolhas não posso deixar de dizer que este é um OE que aparenta devolver rendimento aos portugueses, mas que retira com um conjunto elevadíssimo de impostos aquilo que aparenta dar".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    08 fev, 2016 Fnc 08:56
    Entre o "toma lá dá cá" deste OE2016 da autoria do PS dizem alguns e o tão somente "dá cá, dá cá, dá cá" matriz dos OE a cargo da anterior governação PSD/CDS vai uma enorme diferença! Para a governação Paf pouco ou muito, nunca houve um "toma lá" devido aos cidadãos, às famílias etc, apenas se limitou ao "dá cá"! E tanto assim foi que À sombra do apenas "dá cá" o empobrecimento, a precariedade, o retrocesso se instalaram de modo nunca visto!
  • lv
    07 fev, 2016 lisboa 21:52
    Nos quatro anos PSD/Paf , só houve TOMA LÁ!
  • Pedro Ribas
    07 fev, 2016 Damaia 18:46
    Sim que os vossos OGE foram todos "dá cá, dá cá"...
  • Portugues
    07 fev, 2016 portugal 17:46
    Estes não roubam como psd roubou, têm dor de corno, porque estão a ver o ps está a fazer como manda a economia para bem do país. Esse coelho e essa senhora de cds se fossem umas pessoas válidas tinham empresas para trabalhar, assim têm de se deputados.
  • Que estupidez!
    07 fev, 2016 Lisboa 17:36
    Estes (direita) continuam com uma prepotência tal, que julgam que quem não é de Cascais, ou de locais privilegiados, e não nasceu em berço de ouro é estupido! E por isso continuam a mandar areia para os olhos do povo, certo que 650.000 são analfabetos, mas os outros nem tanto. Tenham vergonha na cara e deixem-se de ressabiamentos. Só fizeram porcaria, comprovadamente! e em lugar de estarem a apoiar uma nova abordagem, já que a antiga não resultou, entretêm-se a mandar lama para cima...cambada de putos armados em gente importante...tivessem eles trabalhado a sério na vida, a ver se gastavam tanto tempo com porcarias....Deixem o povo em paz e emigrem de uma vez....se haveria coisa que o povo pagaria de bom grado seria fretar um avião, para os por a andar daqui para fora...
  • 07 fev, 2016 17:22
    Os do PSD/CDS é que eram bons! Dá cá e não sejas piegas...e os retificativos? Tenham vergonha e mantenham-se calados.
  • avlis
    07 fev, 2016 pxo 17:00
    Este senhor e os amigos do PSD\CDS são mesmo engraçados, criticam o atual governo por dar e tirar, mas não se lembram que quando estiveram no governo, apesar das promessas, só se fartaram de tirar. Este cromo é mesmo engraçado, fala que existe um brutal aumento de impostos, mas quandoos jornalistas o questionaram de quanto era o aumento respondeu que ainda não tinham feito as contas!? Mas afinal como sabem que é um brutal aumento se ainda não sabem de quanto é???? Daaaa cromo
  • Mafurra
    07 fev, 2016 Lisboa 16:43
    Concordo ! O deles era mais "dá cá"...
  • Felix Lamartine
    07 fev, 2016 Porto 16:33
    A isto chama-de meter os pés pelas mãos. Por um lado queixam-se do "toma lá, dá cá" e por outro lamenta o fim da sobretaxa e da devolução dos salários. Afinal se é o "toma lá, dá cá", não haverá aumento da austeridade. E lembro que o enorme aumento de impostos teve lugar no anterior governo, palavras do antigo Ministro das Finanças. O desespero do PSD é enorme e com a eleição de Passos Coelho vai tornar-se mais fácil o partido ganhar as próximas eleições, sejam elas quando forem. O PS além de estar a governar está a contribuir para a cativação do eleitorado que lhe poderá dar uma maioria absoluta caso esta "coligação" deixe de funcionar.
  • Paulo
    07 fev, 2016 vfxira 16:31
    O psd ainda não se convenceu que deixou de governar e como agora é oposição,em vez de mostrar-se construtivo para um futuro melhor neste país,mostra toda a sua raiva e ira.

Destaques V+