Tempo
|
A+ / A-

​Coreia do Norte volta a desafiar o mundo. ONU reúne-se de urgência

07 fev, 2016 - 09:53

Lançamento de foguete de longo alcance alarma comunidade internacional.

A+ / A-

O lançamento de um foguete de longo alcance por parte da Coreia do Norte foi condenado por várias potências mundiais. Para este domingo está marcada uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, pede às Nações Unidas que tomem “medidas punitivas fortes" contra o regime de Kim Jong-un.

Além da Coreia do Sul, o Japão também já condenou o lançamento do 'rocket', que Tóquio considerou "absolutamente intolerável".

O Estados Unidos avisam que tomarão "todas as medidas necessárias" para defender a sua segurança e a dos seus aliados perante as "provocações" de Pyongyang.

Numa carta conjunta enviada à Presidência do Conselho de Segurança, os Estados Unidos e o Japão sublinham que "o lançamento de um alegado 'satélite' pela Coreia do Norte viola resoluções da ONU" que proíbem Pyongyang de qualquer actividade balística ou nuclear.

A Rússia condena o lançamento e considera que este é "muito prejudicial" para a segurança regional, incluindo a de Pyongyang.

Moscovo, que é um dos raros aliados do regime mais isolado do mundo com o qual partilha uma fronteira, adianta que a Coreia do Norte manifestou uma vez mais "um desprezo imprudente pelas regras do direito internacional".

"O caminho escolhido por Pyongyang não pode senão suscitar um protesto firme", declarou o ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

No sábado, o Presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, concordaram responder às "provocações da Coreia do Norte" com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU "com impacto".

"Os líderes salientaram a importância de uma resposta internacional forte e unida às provocações da Coreia do Norte, incluindo por meio de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU com impacto", precisou a Presidência norte-americana.

Pyongyang tinha realizado um teste nuclear a 6 de Janeiro e anunciou na semana passada o lançamento, este mês, de um foguetão transportando um satélite, que a maioria da comunidade internacional vê como uma dissimulação para um teste de mísseis balísticos que viola resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fr
    07 fev, 2016 Portugal 13:46
    E no fim quem sofre são sempre os mesmos. Não compreendo porque é que existem hierarquias. Acho muito bem que condenem um homicida que ativamente cometeu um crime, mas um sargento ou um comandante e todos os intervenientes num estado que mata milhares ou até milhões de pessoas parece recorrente na humanidade e até admirados. Uma raça com faces pútridas.
  • Henrique Jesus Lopes
    07 fev, 2016 Lisboa 11:28
    Não sei quem poe o mundo mais em perigo, se é a koreia do norte com armamento nuclear, ou os Estados Unidos com o apoio ao istado islâmico . Cá para mim ambos estão a por o mundo muito perigoso
  • Zé Povinho
    07 fev, 2016 Lisboa 11:01
    Mandem para lá o vírus Zika, que eles têm a mania de matar as pessoas por tudo e por nada e, quando derem por ela, a Koreia do norte, auto-extinguiu-se!

Destaques V+