Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Montanhistas encontrados no Gerês. Estão “bem de saúde"

06 fev, 2016 - 20:36

Depois de várias horas, as oito pessoas foram encontradas, “já têm roupas secas e foram alimentadas”.

A+ / A-

Os montanhistas que estavam desaparecidos na Serra do Gerês foram encontrados pelas 20h05 e estão "bem de saúde", disse à Lusa fonte do Destacamento Territorial da GNR de Braga.

De acordo com a mesma fonte, trata-se de oito pessoas e não nove como tinha sido inicialmente noticiado. As oito pessoas estão "bem de saúde, já têm roupas secas e foram alimentadas", adiantou a mesma fonte.

Oito pessoas, todas adultas, estiveram perdidas do trilho, na zona de Rocalva, concelho de Terras de Bouro, no Parque Natural da Serra do Gerês, tendo sido dado o alerta às 16h30.

O pedido de auxílio foi feito para a GNR através de telemóvel e na, altura, segundo a corporação, as pessoas estavam bem.

O estado do tempo dificultou as buscas, já que na zona da Serra do Gerês estava muito frio, nevoeiro e chuva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luísa Silva
    07 fev, 2016 Sintra 15:56
    Sim, a irresponsibilidade deve ter custos. Num pais onde os meios de socorro são escassos, aliás, onde tudo é escasso, onde o socorro falha em muitas situações, pessoas que por sua livre vontade (o que é aceitável num estado de direito) se colocam em risco , devem assumir todos os custos desse risco. Os meios, e consequentemente os nossos impostos, não têm de pagar as falcatruas da Banca, das PPP e a corrupção dos sucessivos governos mas, também não deve pagar as iresponsabilidades individuais. Legisle-se nesse sentido .
  • 07 fev, 2016 08:54
    Em pleno Inverno e com mau tempo devia ser vedado o acesso a estes trilhos no Gerês.
  • Eu
    06 fev, 2016 ?« 22:24
    Quando é que esta gente ganha juizo? Quando começarem a pagar aos Bombeiros, à GNR e ao INEM.
  • João Coelho
    06 fev, 2016 Lisboa 21:09
    E para quando responsabilizar estas pessoas por todos os meios materiais e humanos necessários para a operação de salvamento? Nem que ao menos fossem chamadas a pagar as despesas ...
  • José
    06 fev, 2016 Sintra 20:58
    Mas isto agora virou moda? Os meios de socorro mobilizados não fizeram falta noutro lado? Não há quem queira explorar uma "nova" área de negócio pondo à disposição dos montanhistas/exploradores meios de socorro, 24/24h, privados - pagos, portanto? Pensem nisso e deixem de ocupar os meios de socorro existentes para outras situações.

Destaques V+