Tempo
|
A+ / A-

Caso TUB. Medidas de coacção conhecidas este domingo

06 fev, 2016 - 20:04

Os cinco arguidos estão indiciados pela prática de crimes de corrupção em prejuízo do comércio internacional e de administração danosa.

A+ / A-

As medidas de coacção dos cinco arguidos no processo de alegada corrupção relacionada com compra de autocarros para os Transportes Urbanos de Braga (TUB) serão conhecidas no domingo, informou um advogado do processo.

Segundo Artur Marques, os interrogatórios aos arguidos, que duravam desde sexta-feira, terminaram cerca das 19h00 de sábado.

"Os interrogatórios correram muito bem, na perspectiva da defesa e da justiça", referiu Artur Marques, advogado de Vítor de Sousa, ex-vice-presidente da Câmara de Braga e ex-administrador dos TUB.

O advogado disse ainda ter "alguma esperança" de que as medidas de coacção não sejam "muito gravosas", considerando que os esclarecimentos prestados pelos arguidos "alteraram os pressupostos" que levaram à sua detenção.

Além de Vítor de Sousa, foram também detidos dois outros responsáveis dos TUB e dois "altos quadros" da empresa alemã MAN.

A detenção ocorreu no cumprimento de mandados emitidos no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público - Departamento de Investigação e Acção Penal de Braga.

Os arguidos estão indiciados pela prática de crimes de corrupção em prejuízo do comércio internacional e de administração danosa.

Segundo um comunicado da PJ, os administradores dos TUB terão recebido "várias centenas de milhares de euros" como "contrapartidas" por alegadamente beneficiarem a MAN na aquisição de autocarros.

Ainda de acordo com a PJ, aqueles responsáveis dos TUB "presumivelmente viciaram, durante cerca de meia dúzia de anos, os procedimentos concursais para aquisição de viaturas pesadas de transporte de passageiros".

A ideia seria "beneficiar" a MAN, empresa que também foi constituída arguida neste processo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio J.k.Franklin
    06 fev, 2016 Praça do Municipio-Braga 23:47
    SANTA INOCENCIA ... Alguém acredita que isto vá dar alguma coisa . O chefão , o padrinho ,continua á solta . Enquanto isso aconteça ... já sabemos ...
  • Manuel Pinto
    06 fev, 2016 Porto 21:40
    A teia foi picada, quanta corrupção, fugas aos impostos, vigaristas, corruptos, ladrões e mentirosos na elite deste país que roubam este país e cujo este povo passa a vida a sustentar.

Destaques V+