Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vírus Zika fica activo na saliva e na urina

06 fev, 2016 - 01:16

É uma conclusão da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil.

A+ / A-

A fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, conclui que o vírus Zika fica activo na saliva e na urina.

Um estudo da instituição levanta a possibilidade da transmissão do Zika também ocorrer por vias alternativas à picada do mosquito.

É a primeira vez que o vírus é identificado em amostras deste tipo com potencial de infecção.

A fundação recomenda às grávidas que reforcem os cuidados não compartilhando talheres e copos.

Em Porto Rico há 22 pessoas infectadas com o vírus Zika, incluindo uma mulher grávida. O país já declarou guerra aos mosquitos que são os principais transmissores do vírus.

A secretária da Saúde de Porto Rico, que aconselhou as mulheres a evitar a gravidez, anunciou que foi estabelecido um período de quarentena para as colheitas de sangue. Medida semelhante já foi tomada pelo Canadá e a Grã-Bretanha onde os viajantes que voltam das regiões afectadas têm de esperar mais de 20 dias para poder dar sangue ou até mesmo doar órgãos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+