Tempo
|
A+ / A-

Parlamento Europeu considera “genocídio” o que Estado Islâmico fez a minorias religiosas

05 fev, 2016 - 21:14

Foi a primeira vez que Estrasburgo decidiu classificar como “genocídio” as “atrocidades” que têm vindo a ser cometidas na Síria e Iraque por motivos religiosos contra minorias como os cristãos ou os yazidis.

A+ / A-

O Parlamento Europeu aprovou, por unanimidade, a “resolução” em que se acusa o autoproclamado “Estado Islâmico” de genocídio pela sistemática perseguição das minorias religiosas no Médio Oriente.

Foi a primeira vez que o Parlamento Europeu decidiu classificar como “genocídio” as “atrocidades” que têm vindo a ser cometidas na Síria e Iraque por motivos religiosos contra minorias como os cristãos ou os yazidis.

A resolução afirma ainda que devem ser levados à justiça todos os que intencionalmente cometerem tais atrocidades por razões étnicas ou religiosas por estarem a cometer crimes contra a humanidade.

O eurodeputado Lars Adaktusson, do Partido Popular Europeu, classificou esta votação como “decisão histórica”.

Adaktusson considera que foi “muito importante” o Parlamento Europeu ter colocado a questão a um “nível político e moral”, destacando “as obrigações que decorrem agora, para a comunidade internacional, do reconhecimento” do genocídio.

A decisão dos eurodeputados vai permitir dar “uma oportunidade às vítimas” para verem a sua dignidade restituída”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+