Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2016

Governo reserva mais de 90 milhões para o desporto

05 fev, 2016 - 18:56

Orçamento do Estado para 2016 vê verba destinada ao desporto crescer 4% face ao documento do período homólogo anterior.

A+ / A-

As verbas para o desporto inscritas no Orçamento de Estado (OE) para 2016, entregue esta sexta-feira na Assembleia da República, sobem para mais de 90 milhões de euros. O crescimento representa um pouco mais de 4% face aos valores do anterior OE.

O OE para o ano em curso prevê, mais precisamente, o montante de 90,9 milhões de euros, incluindo 1,5% do total do quadro das "Despesas por Medidas dos Programas do Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar" para a rubrica "Desporto, Recreio e Lazer".

Essa rubrica representava, no Orçamento do Governo anterior, 9,5% da estrutura da "Governação e Cultura", no qual o sector da Juventude e Desporto então se enquadrava.

Para este ano, o Governo pretende "uma nova agenda para o desporto nacional capaz de dar um novo impulso ao seu desenvolvimento e aumentar significativamente a respectiva prática", destaca o relatório apresentado na Assembleia da República pelo Executivo liderado por António Costa.

"Aposta-se", prossegue o documento, "numa estratégia assente numa perspectiva de qualidade de vida que promova a generalização da prática desportiva, invista na oferta desportiva de proximidade e garanta uma acessibilidade real dos cidadãos à prática do desporto e da actividade física".

No âmbito do Instituto Português do Desporto e da Juventude, estão previstas obras em infraestruturas do Centro Desportivo Nacional do Jamor e outros investimentos em despesas de capital, num total de cerca de 4,9 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+