Tempo
|
A+ / A-

OE2016

Dívida: Governo mais optimista que FMI e Bruxelas

05 fev, 2016 - 18:04

Na proposta do Orçamento do Estado, o Governo diz esperar uma dívida de 127,7% do PIB no final de 2016.

A+ / A-

Veja também:


O Governo espera que a dívida pública recue para os 127,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, uma projecção superior ao previsto no esboço orçamental e também mais optimista do que as estimativas internacionais.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2016, entregue esta sexta-feira na Assembleia da República, o Governo de António Costa prevê que a dívida pública se reduza em 1,1 pontos percentuais do PIB, atingindo os 127,7% e acrescenta que, "para este resultado, concorre a variação do saldo primário e o diferencial dos juros face ao crescimento do PIB nominal".

O executivo continua a apresentar a estimativa mais optimista para a dívida pública, embora tenha piorado a sua própria previsão face ao que tinha incluído no esboço orçamental, de Janeiro, em que apontava para uma dívida pública de 126% do PIB, um valor já superior ao que constava do programa de Governo dos socialistas (123,9%).

Na quinta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) previu que a dívida pública portuguesa caísse para os 128,2% este ano e, no mesmo dia, a Comissão Europeia antecipou que a dívida deveria fechar o ano de 2016 nos 128,5% do PIB.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Assunção Palma
    01 abr, 2016 Belas 11:48
    Senhor Jorge, acha que não vão haver mais pedidos com as exigências por parte dos partidos apoiantes e os sindicatos? Isso seria otimo, mas é impossível. O Centeno é um sonhador que vive fora da realidade e arrasta todos para o abismo. O tempo dirá se não tenho razão. Não é só o FMI e Bruxelas
  • Jorge
    18 fev, 2016 Conchinchina 13:10
    Vamos andar 100 anos para pagar esta dívida, isso contando que neste período de tempo não se pede mais nada emprestado.
  • lisboeta
    05 fev, 2016 lisboa 19:02
    Nâo podemos esquecer que foi uma parte destes ministros que puzeram PORTUGAL a pedir, por isso confiânça nestes incompetentes nada basta de treta barata !!!

Destaques V+