Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2016: Impostos sobre Veículos aumenta 3% na cilindrada e 10 a 20% na componente ambiental

05 fev, 2016 - 18:01

Medida consta do Orçamento do Estado para 2016.

A+ / A-

Veja também:


O Governo vai aumentar o Imposto sobre Veículos (ISV) em 3% na componente cilindrada e entre 10% e 20% na componente ambiental.

De acordo com o documento, "são revistas as taxas do ISV com uma actualização da componente cilindrada em 3% e aumentos da componente ambiental entre 10% e 20%, com um desagravamento para as viaturas menos poluentes, por forma a reforçar o papel do imposto como incentivo à aquisição de viaturas menos poluentes",

Neste contexto, o Governo antecipa para 2016 uma melhoria da receita líquida em sede de ISV, a qual se deverá situar em 660,6 milhões de euros, justificada pela "tendência expectável de recuperação na venda de veículos automóveis, acompanhando a tendência verificada neste imposto em 2015, bem como o efeito esperado das alterações legislativas propostas em sede de Orçamento do Estado".

No último ano, o ISV representou um encaixe de 573 milhões de euros para o Estado, uma subida homóloga de 23,1%.

O ISV é um imposto pago uma única vez, que incide sobre a primeira matriculação de um veículo em Portugal, aplicado aos veículos novos e aos "importados", usados ou não, sendo que neste caso, quem paga o imposto é quem importa o veículo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+