Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Accionistas do BPI chumbam cisão dos activos africanos

05 fev, 2016 - 13:42

Era imprescindível de Isabel dos Santos, que, com 18,6% do capital, tem poder de veto. Continua por resolver a elevada exposição do banco a Angola.

A+ / A-

Os accionistas do BPI, reunidos esta sexta-feira em assembleia-geral no Porto, chumbaram a proposta da administração de cisão dos activos africanos. A informação foi avançada em comunicado divulgado junto da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A operação pretendia dar resposta às exigências do Banco Central Europeu (BCE) para que o banco reduza a sua exposição a Angola. O prazo limite para resolver o problema, 31 de Março, está cada vez mais próximo.

Para que a separação entre o BPI e os activos africanos fosse aprovada era necessário uma maioria de dois terços dos votos favoráveis à operação.

Assim, era imprescindível o apoio da Santoro, sociedade de Isabel dos Santos, que com 18,6% do capital do banco tem poder de veto sempre que uma decisão exige uma maioria qualificada devido à blindagem de estatutos, que a administração do banco pretende agora eliminar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+