Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem dos Médicos lança prémio para promover investigação clínica

05 fev, 2016 - 10:30 • Henrique Cunha

Manuel Sobrinho Simões presidirá ao júri de um prémio que tem por objectivo incentivar a investigação, sem a qual o futuro da medicina “estaria comprometido”.

A+ / A-

Foi lançado esta sexta-feira o primeiro prémio da Ordem dos Médicos - Norte, que visa distinguir a investigação clínica em Portugal. O valor do prémio é de 25 mil euros - vinte mil para o projecto vencedor e cinco mil distribuídos por duas menções honrosas.

O investigador Manuel Sobrinho Simões vai presidir ao júri desta iniciativa que Miguel Guimarães, presidente da Ordem dos Médicos – Norte diz pretende promover o aumento do interesse pela investigação em Portugal.

“Independentemente do valor do prémio, que me parece bastante estimulante, visa apenas promover um aumento pelo interesse da investigação e do desenvolvimento da investigação no nosso país. E conseguimos ter um prémio que é simpático, em termos daquilo que é o valor do prémio.”

O dirigente destaca também a importância dos nomes do júri: “Tem associado um júri que ainda não está completamente definido mas que será presidido pelo professor Manuel Sobrinho Simões, que dará um cunho de idoneidade ao próprio prémio.”

As candidaturas podem ser feitas até ao final de Julho e o vencedor será anunciado a 15 de Setembro, dia do Serviço Nacional de Saúde: “É mais um motivo para que outras instituições também dêem um passo no sentido de promover a investigação em Portugal, porque acho que a investigação é absolutamente essencial. Sem investigação não há um desenvolvimento do conhecimento e sem desenvolvimento do conhecimento o futuro da medicina estaria comprometido.”

“Este prémio é apenas um pequeno contributo, ao qual vamos associar o dia da sua atribuição, que é o dia do Serviço Nacional de Saúde, onde pretendemos de alguma forma deixar uma marca, neste caso concreto da investigação, que achamos que é uma das áreas nobres do nosso país”, diz Miguel Guimarães.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+