Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Companhia Nacional apresenta “uma espécie de janela para a evolução da dança"

05 fev, 2016 - 10:01

O "Programa Reportório" vai estar no Teatro Camões até dia 20 e é um dos destaques culturais do programa da Renascença “Ensaio Geral”, esta sexta-feira.

A+ / A-

Poderia chamar-se a história da dança do século XX em uma hora e cinco minutos. O "Programa Reportório", que a Companhia Nacional de Bailado apresenta agora em Lisboa, depois da estreia no Porto, contempla quatro coreografias de William Forsythe, Anne Teresa de Keersmaeker, Hans van Manen ou George Balanchine

“A Companhia Nacional é também uma companhia de reportório e é importante mostrá-lo”, começa por explicar a directora da CNB à Renascença.

“São quatro coreógrafos do séc. XX, uma espécie de janela aberta para a evolução que a própria dança teve”, acrescenta Luísa Taveira.

"Serenade", de Balanchine, contrasta com a energia masculina de "Grosse Fuge", de Anne Teresa De Keersmaeker; a “Abstração”, de William Forsythe contrasta com a inspiração latina de “5 Tangos”, de Hans van Manen

A enriquecer o espectáculo, a música será tocada ao vivo.

O “Programa Reportório” vai estar no palco do Teatro Camões, em Lisboa, até 20 de Fevereiro. É, esta sexta-feira, um dos destaques culturais do programa “Ensaio Geral”, que pode ouvir depois das 23h00 na Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+