Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciudadanos só se coliga com PSOE se houver negociações com PP

04 fev, 2016 - 20:09

Sondagem revela que, se as eleições fossem hoje, o Podemos ficaria em segundo lugar, ultrapassando o PSOE, que foi indigitado na terça-feira para formar governo.

A+ / A-

O partido Ciudadanos, em Espanha, impôs como condição para integrar um governo liderado pelo PSOE que os socialistas admitam negociar com o Partido Popular. Ao fim de uma hora de reunião, Albert Rivera do Ciudadanos disse que não admite que se governe sem ter em conta os sete milhões de votantes do PP.

Segundo o jornal “El Mundo”, Albert Rivera e Pedro Sánchez, líder do PSOE, revelaram estar em sintonia, em matérias que vão ser negociadas de imediato: a luta contra o desemprego e contra a corrupção, a reforma constitucional, a economia, a política fiscal, a Europa e a política externa.

Para Rivera, há pontos de contacto com o PP nalgum destes pontos, nomeadamente, o combate ao desemprego e à corrupção.

Uma sondagem citada esta quinta-feira na agência Reuters revela que, se as eleições fossem hoje, o partido antiausteridade Podemos ficaria em segundo lugar, ultrapassando o PSOE, que foi indigitado na terça-feira para formar governo.

De acordo com o Centro Sociológico de Investigação, estes dados poderão dar novo impulso às negociações com vista a uma potencial coligação de forças de esquerda.

Mesmo com a subida de popularidade do Podemos, a sondagem dá a vitória ao partido de Mariano Rajoy com 28,8% dos votos, enquanto o PSOE reuniria apenas 20,5% das intenções de voto, comparando com os 22% das eleições de 20 de Dezembro, descendo para o terceiro lugar, atrás do Podemos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Ribeiro
    04 fev, 2016 Faro 20:17
    O Sr Barcenas ainda deve ter uns cheques na sua posse. Para alguns "Ciudadanos" certamente!

Destaques V+