Tempo
|
A+ / A-

Shout! assinalam 20 anos de carreira com novo disco

04 fev, 2016 - 11:42 • Marta Grosso

“Make it Right” é o single de lançamento do novo álbum que o grupo vai fazer “com meios próprios”. Os Shout! estiveram no auditório da Renascença e garantem que o próximo disco vai ser surpreendente.

A+ / A-
Os Shout trouxeram novidades e muita música à Renascença
Os Shout trouxeram novidades e muita música à Renascença

O grupo português de gospel Shout! vai lançar, ainda este ano, um novo disco, o quinto da sua carreira. O objectivo é assinalar 20 anos de existência e mostrar uma nova sonoridade, mais actual.

“Resolvemos tornar a coisa um bocadinho mais actual”, explica à Renascença o tenor Ricardo Quintas, adiantando que “um dos pontos de viragem” para esta mudança “foi uma versão que fizemos da música de uma banda que consideramos não ter nada a ver connosco e que resultou muito bem”.

A música era “Madness”, dos Muse, para a rubrica “Sem Palheta”, da RFM, uma rádio do Grupo Renascença.

“Já fizemos muitas outras coisas, mas a maior parte não teve muita visibilidade do público, porque foram para eventos e situações específicas”, acrescenta Ricardo Quintas. “Já nos passou muita coisa pela cabeça”, admite ainda.

Mas agora a atenção está centrada no próximo disco. “Somos meticulosos e ‘control freeks’”, pelo que o novo álbum está a ser preparado com meios próprios, de modo a que tudo seja feito “exactamente como queremos”.

“Vamos decidir tudo de uma ponta à outra e, aos poucos, vamos lançando os primeiros singles”, acrescenta o tenor.

“Make it Right” é o primeiro e foi lançado no final do ano passado. Em breve, deverá ser lançado o segundo.

O vídeo de “Make it Right” conta com a participação do actor João de Brito e da premiada bailarina Rita Spider.

“Surpreendente” é, na opinião de Ricardo Quintas, a melhor maneira de definir o próximo álbum, que terá quase tantos originais como versões.

20 anos a reinventar-se

Além de temas de New Gospel e Gospel tradicional, os Shout! têm reinventado e alargado a sua abordagem musical, introduzindo no seu repertório versões únicas e inesperadas de temas como “True Colors” (de Cindy Lauper), “Redemption Song” (Bob Marley) e “Don’t Give Up” (Peter Gabriel), um dos temas interpretados na visita que fizeram à Renascença.

Na música portuguesa, têm sido várias as participações e partilhas de palco com artistas como Boss AC, Sara Tavares, Mariza, Ala dos Namorados, Mafalda Arnauth, João Gil, Susana Félix, Rui Veloso, Rão Kyao, Tucanas, Ricardo Ribeiro, entre outros.

O último disco (“Gospeling”), de que resultou também um DVD, é um exemplo disso. Pelo palco do CCB passaram vários artistas nacionais e três grupos de gospel: “Foram quase 200 pessoas em cima do palco”, recorda o tenor do grupo.

Além dos convites que chegam de artistas, os Shout! participam em eventos, seja de empresas ou de particulares, para os quais fazem produções que, na maior parte das vezes, não chegam ao público em geral.

“Agora continuam a chegar convites, mas estamos concentrados agora no novo álbum”, afirma Ricardo Quintas.

Para divulgar o novo trabalho, os Shout! estiveram no auditório da Renascença, em directo no programa do Paulino Coelho (10h00/12h00), onde interpretaram três temas: “Sorri”, “Don’t Give Up”” e a nova “Make it Right”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+