Tempo
|
A+ / A-

Almaraz. Inspecção concluiu que reactor nuclear não tem condições e devia ser fechado

03 fev, 2016 - 11:12 • João Cunha

É a mais antiga central nuclear espanhola e está situada junto ao Rio Tejo, a menos de 100 quilómetros da fronteira. Portugal já pediu explicações, segundo apurou a Renascença.

A+ / A-

Um dos dois reactores da central nuclear de Almaraz, em Espanha, já não apresenta condições de segurança e devia ser encerrado. A conclusão surge depois de uma vistoria técnica às instalações, feita pelo organismo que garante a segurança nuclear no país.

A mais antiga central nuclear de Espanha, junto ao Rio Tejo, a menos de 100 quilómetros da fronteira com Portugal, foi inspeccionada pelo Conselho de Segurança Nuclear espanhol, que relatou falhas no sistema de refrigeração. Não há garantias suficientes, dizem os técnicos, que as bombas de água desse sistema - básico para impedir acidentes - possam operar com normalidade.

Segundo o diário espanhol “El Pais”, apesar destas conclusões, a direcção técnica do Conselho de Segurança Nuclear não decidiu parar de imediato o reactor em causa.

Em menos de quatro meses, houve falhas nos motores que alimentam as bombas de refrigeração: uma em Setembro e outra no mês passado. A última está na origem desta vistoria técnica.

Quase desde o início do funcionamento destes reactores que uma peça nos motores das bombas de refrigeração dá problemas, ao ponto de serem trocadas frequentemente por se deformarem com o uso. Mas tal só se verificou até 1997, ano em que a introdução de uma modificação nas mornas internas da central fez com que fossem suprimidas essas revisões - que desde então não são realizadas.

Portugal pede explicações

A Renascença apurou que Portugal já pediu explicações a Espanha. A Comissão Reguladora para a Segurança das Instalações Nucleares quer saber o que se passa em Almaraz.

Para Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, esta central nuclear já devia ter sido encerada há muito tempo. É "inaceitável" que se esteja perante esta ameaça, sendo fundamental que Portugal a consiga travar.

A central, em funcionamento desde o início da década de 1980, é das centrais nucleares mais antigas da Europa e é refrigerada pelas águas do rio Tejo.

O assunto nuclear foi tema na campanha para as legislativas espanholas, mas só em 2023 foi proposto o fim do funcionamento da central de Almaraz, lembrou Francisco Ferreira.

PAN alerta para eventuais perigos

O deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao Governo uma intervenção junto de Espanha para encerrar a central nuclear de Almaraz.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, André Silva pede ao executivo que "intervenha junto do Governo espanhol no sentido de proceder ao encerramento da central nuclear de Almaraz, localizada em Espanha, a 100 quilómetros da fronteira com Portugal".

E justifica o pedido de encerramento da central nuclear espanhola, argumentando que "a mesma não só não possui as condições necessárias para estar em funcionamento tendo reprovado em teste de resistência realizado pela Greenpeace, como já deveria ter sido encerrada em 2010, estando já ultrapassado o tempo de vida útil para as centrais nucleares deste tipo".

"O tempo de vida útil para as centrais nucleares deste género é de 25 anos, o que a torna actualmente como obsoleta. A verdade é que esta central deveria ter encerrado em 2010, depois de cumpridos os seus 25 anos de vida, mas o Governo espanhol prolongou o período de vida da central até 2020, funcionando sem possuir os mais modernos e avançados sistemas de segurança", lê-se no documento.

André Silva sublinha que a localização da central "expõe Portugal a eventuais perigos, a qual, nos últimos anos, tem vindo a registar vários incidentes que obrigaram a paragens no seu funcionamento".


[notícia actualizada às 12h00]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armando Tudella
    04 fev, 2016 Palmela Portugal 01:08
    Desavergonhados, no mínimo.....................
  • CFMM
    03 fev, 2016 Braga 15:04
    Outros que colocaram a central pegado a Portugal p/ no caso de haver algum problema Portugal levar c/ grande parte e não tira proveito de nada. É inadmissível construir 1 central junto a 1 rio que é o principal que percorre no n/ país! Caso haja algum problema serio vamos arcar c/ as consequências que serão Muito GRAVES. Está mais do que na hora de fazermos PRESSÃO p/ que esta central seja desativada de vez e não permitirmos que seja feita 1 outra junto ao n/ país. Querem fazer que coloquem junto ao mar bem longe de nós.

Destaques V+