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Empresários de Lisboa: Nova 2ª Circular é "dispensável” e "despesismo”

02 fev, 2016 - 19:45 • João Carlos Malta

O presidente da Associação de Empresários da Região de Lisboa diz que, se é "para deixar as três faixas e só pôr lá as árvores no meio, este projecto é perfeitamente dispensável, ainda para mais num país pobre".

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O presidente da Associação de Empresários da Região de Lisboa comenta o projecto da nova 2ª Circular de forma taxativa. “Faz-se o bonito quando há dinheiro, quando não há deixa-se estar o que existe”, afirma à Renascença António Ferreira Carvalho.

Quando a Renascença o contactou, esta terça-feira, Ferreira Carvalho ainda estava convencido que o projecto da autarquia para a 2ª Circular previa a redução de uma faixa de rodagem. Mas, mesmo ao saber que não haveria menos vias em cada um dos sentidos, não alterou o tom crítico para com o projecto em que a autarquia vai investir dez milhões de euros.

“Para deixar as três faixas e só pôr lá as árvores no meio, este projecto é perfeitamente dispensável, ainda para mais num país pobre como o nosso. A vantagem que vai trazer? Só desvantagens”, evidencia o líder da associação empresarial, que agrega mais de 700 associados.

"Para quê mexer?"

Ferreira Carvalho defende ainda que “pôr árvores na 2ª Circular é uma despesa" incompreensível. “Pôr bonito, eu acho lindo, mas isso é quando há muito dinheiro, o que não é o caso. É despesismo. Há muita obra para fazer na cidade para resolver os problemas actuais, não é preciso criar outros”, acrescenta.

Já a redução da velocidade naquela via dos actuais 80 quilómetros por hora para 60 km/h não é criticado pelo líder dos empresários da região de Lisboa. E a questão da velocidade leva-o novamente a dizer que o projecto é completamente desnecessário. “Para quê mexer em algo que não funciona mal? As coisas como estão estão bem”, argumenta.

Para António Ferreira Carvalho, planos como este dão a entender que a Câmara de Lisboa “tem dinheiro a mais”. “Será que não podem gastar noutras coisas que são necessárias? Há coisas que não se percebe."

O projecto de remodelação da autarquia para a 2ª Circular será novamente discutido na Assembleia Municipal marcada para a próxima quarta-feira, 10 de Fevereiro. A consulta pública terminou na última sexta-feira.

Comentários
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  • Luis
    10 fev, 2016 Lisboa 16:12
    A possivel nova 2ª circular só vai ser utilizada pelos empresários de Lisboa? Não vai, pois não? Sendo assim a opinião desses cavalheiros ( muitos deles empresarios para a boca) vale tanto como a minha. Alguém já perguntou a minha e a de milhões de pessoas como eu? Ide-vos todos lavar por baixo.
  • Jaime Jorge Pereira
    09 fev, 2016 Castanheira do Ribatejo 00:10
    Esse Presidente da CML, não passa de um betinho porque nada sabe de circulação rodoviária para mais num país em crise ainda agravada pelos Costa que lamento que este indiano vá levar Portugal para o abismo. E para mais esse Costa assinou para a CML dar 3.000.000,00€ (3 MILHÕES DE EUROS ) para os Muçulmanos fazerem uma Mesquita na Mouraria - Lisboa, um do bairro do fado deixa de ser para os Muçulmanos gritarem por ALÁ!!!! Deve sim é pavimentar a 2.ª circular porque tem buracos e concavidades e nascem lençóis de água que os quais causam acidentes e os buracões em Lisboa, e como deve colocar a sinalização do trânsito tanto a vertical como Horizontal correcta ! Onde se viu árvores que passam acolher várias aves junto ao aeroporto!!! É só de doidos. Cortaram milhões de árvores para dar lugar a betão e hoje estão preocupados com poluição do ar!!! O problema da poluição era só reduzir a velocidade para 60 Km na 2.ª circular, e para melhorar o ambiente é plantar árvores onde elas devem ficar e não onde há tanta circulação rodoviária!!! Isto é tudo ideias de um idiota, porque essas ideias prejudicam Lisboa e gasta-se dinheiro nestas artimanhas que algum cai em bolsos de alguém. Preocupe-se é dar boas condições de vida aos sem abrigo e a pessoas que vivem miseravelmente que têm pedido uma casinha e não as dão, isso é que é real. E tantas casas devolutas como O património cultural dado as bichos. Preocupe-se é das CHEIAS EM LISBOA isso sim, porque há SOLUÇÃO...Veja a Holanda!!!!!!!!
  • Francisco José Ribei
    07 fev, 2016 Agualva 15:34
    Isto são obras a Sócrates só têm uma finalidade comissões, se as coisas funcionam porquê mexer, algum amigo tem um viveiro com árvores para escoar? se não voltam atrás então para que o debate e consulta pública? o mentor do projecto não será por acaso o mesmo que quer fechar a estação de stª.apolónia?
  • Norberto
    06 fev, 2016 Lisboa 21:39
    As alterações previstas até podem dar melhor aspeto à 2ª circular; contudo existe o risco de, através da redução significativa da capacidade de escoamento (redução do nº de faixas e da velocidade) , alterar aquela que é a sua principal função: retirar milhares de veículos do INTERIOR da cidade e assim afetar a segurança, a qualidade de vida e o ambiente nesse INTERIOR, onde as pessoas moram, trabalham, estudam...
  • joaonunocastro
    06 fev, 2016 lisboa 12:21
    Concordo plenamente com a câmara em relação à mudança na 2a circular Lisboa precisa de milhares de árvores para termos uma melhor qualidade do ar que respiramos.
  • Vasco
    03 fev, 2016 Santarém 21:53
    Milhares de buracos na cidade e de casas degradadas a precisar de reabilitação e de moradores para que a cidade não se torne numa ruína desertificada seria muito mais interessante investir aí.
  • Maria João Cruz
    02 fev, 2016 Alcântara 22:17
    Realmente num País pobre e com tanto para arranjar na cidade gastar tantos milhões num projecto de árvores,façam obras onde é necessário, em Alcântara moro cá há 33anos e só agora é que estão a fazer obras,e só numa rua. Construam casa para as pessoas, obras nos prédios degradados, tanta coisa para fazer.
  • Luis Ribeiro
    02 fev, 2016 Faro 20:47
    Realmente, os Sr. Empresarios tem toda a razão. Desde logo, isso de cumprir a Lei do Ruido é uma coisa acessoria. Depois, colocar lá arvores e melhorar com isso a qualidade do ar tambem é coisa menor. Reduzir velocidade de circulaçao e melhorar o acesso dos transportes publicos tambem é irrelevante. Na realidade esse dinheiro a gastar pelo municipio seria muito mais bem entregue se fosse entregue aos Sr Empresarios em forma de subsidio, em forma de uma qualquer compensaçao pela actividade ou até em nome de qualquer deficite tarifario! Que falta de imaginaçao tem o Municipio!

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