Tempo
|
A+ / A-

Autarquias juntam-se para ​dar força à Serra do Marão

02 fev, 2016 - 13:23 • Olímpia Mairos

Seis municípios unidos em torno da serra com mais de 1.400 metros de altitude querem criar uma marca que tire partido do que o Marão tem para oferecer, desde os recursos naturais à gastronomia.

A+ / A-

Os municípios de Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Peso da Régua e Mesão Frio, no distrito de Vila Real, e Baião e Amarante, no distrito do Porto, têm em comum o Marão e deram as mãos com vista a “desenvolver um projecto conjunto para a serra”, de forma que “todas as intervenções sejam complementares e não concorrenciais”, refere Luís Machado, impulsionador da iniciativa e presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião.

O projecto do Marão visa criar uma marca à volta da serra que seja factor de atracção e a primeira iniciativa a avançar no terreno consistirá na reflorestação da serra, prevendo-se a realização de acções conjuntas anuais e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de um “grande plano de prevenção” contra incêndios.

A ideia passa também por “explorar todos os produtos endógenos da serra, a dinamização do turismo de natureza, tendo em conta as potencialidades nessa área, nomeadamente a paisagem, trilhos, gastronomia e a biodiversidade”.

A intervenção conjunta dos seis municípios propicia um “maior sucesso e a criação de riqueza para todos, nomeadamente os que vivem nas aldeias serranas”, antevê Luís Machado, manifestando o desejo de que sejam também os próprios habitantes destes concelhos a investir em “pequenos negócios” para que se possam fixar nestes territórios.

Através do projecto, pretende-se contribuir para a diversificação das actividades económicas, através da promoção dos recursos endógenos como a pastorícia, o vinho, a restauração, produtos regionais e alojamento.

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, destaca a “identidade e a força do Marão”, salientando que os municípios pretendem captar os muitos turistas que já visitam a zona norte do país e refere a tentativa de criar “micro negócios” à volta do alojamento, gastronomia e até vinhos.

“Dia do Marão” e recuperação dos acessos

O grande objectivo dos seis municípios unidos em torno do Marão é “ajudar a fixar as pessoas, nomeadamente os mais jovens, que já vivem nestes territórios, e criar condições para que outros também se instalem lá”.

Os seis municípios possuem ligação ao alto da serra através de estradões de terra batida, existindo apenas uma estrada alcatroada que se encontra em más condições, cheia de buracos, íngreme e estreita e que tem dividido os autarcas sobre as responsabilidades na sua requalificação.

Os municípios vão agora apostar na recuperação dos acessos ao cume da serra e ainda instituir o segundo domingo de Julho como o dia do Marão.

Com 1.415 metros de altitude, o Marão é a sexta maior elevação de Portugal Continental. Possui uma grande mancha florestal e, na zona cimeira, está instalada uma capela onde todos os anos se faz uma festa em honra da Senhora da Serra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 11 fev, 2016 11:02
    espero que não se cometam os erros do passado tanto do perioda da primeira republica (lago cerqueira ) como do periodo da ditadura com a gnr à frente

Destaques V+