Tempo
|
A+ / A-

​Portugal na agenda europeia

01 fev, 2016 - 13:54

No habitual espaço Olhar Europa, às segundas-feiras, antevemos a agenda europeia para esta semana. E, nesta primeira semana de Fevereiro, Bruxelas e Lisboa andam às voltas com o Orçamento do Estado enviado por Portugal e que tantas dúvidas levanta.

A+ / A-
Olhar Europa (01/02/2016)

A semana começa com o Orçamento do Estado português ainda em cheque. A Comissão europeia pediu mais explicações à proposta enviada pelo Governo de António Costa e vai decidir, até sexta-feira, se os esclarecimentos são suficientes para evitar um chumbo. Até dia 5, a Comissão decide se devolve (ou não) o esboço orçamental. E, se for devolvido, o Governo português tem de elaborar uma nova proposta.

Entretanto, termina na quarta-feira, a missão dos técnicos da “troika” que estão em Lisboa. É a terceira missão de avaliação pós-programa de ajustamento. Os técnicos da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu estão preocupados com os planos orçamentais do Governo de Costa.

Outro destaque, esta semana, dia 4, quinta-feira, realiza-se em Londres a Conferência sobre a crise síria. Vão estar presentes delegações de 70 países, incluindo Portugal. O objectivo é angariar financiamento, para ajudar as populações afectadas pela crise síria dentro daquele país e fora, nos países que acolhem os refugiados.

Em Estrasburgo, decorre de hoje até quinta-feira a sessão plenária do Parlamento Europeu. Esta tarde, Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu vai debater o relatório do BCE de 2014. Amanhã, há debate sobre a crise dos refugiados e o controlo de fronteiras. E, na quarta-feira, será feita uma análise ao referendo do Reino Unido, sobre se fica ou sai da União Europeia. Esta análise antecipa a discussão do próximo Conselho Europeu, marcado para meados de Fevereiro.

Na Holanda, o país que está agora na Presidência, realiza-se hoje a reunião informal dos ministros do desenvolvimento e cooperação. Na quinta-feira, será a vez dos ministros da defesa dos 28. E, na sexta-feira, dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

De volta a Estrasburgo, amanhã há reunião semanal da Comissão Europeia. E, amanhã, também o presidente da Comissão, Jean Claude Juncker, vai receber Paulo Portas a pedido do ainda presidente do CDS-PP.

Em matéria de visitas, o Primeiro-ministro António Costa vai encontrar-se com a Chanceler Angela Merkel na Alemanha, no final da semana (sexta-feira) e um dos temas da conversa será a questão dos refugiados.

A fechar, referência ao concurso de ideias de negócios, lançado pela representação da Comissão Europeia em Portugal, está a decorrer até dia 21. “Ideias que Marcam” é o mote desta iniciativa, que vai financiar dois vencedores, com um premio de 5 mil euros cada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+