Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugueses resgataram 65 migrantes à deriva no mar Egeu

29 jan, 2016 - 20:26

Polícia Marítima recuperou grupo que corria risco imediato de entrar em hipotermia.

A+ / A-
Portugueses salva-vidas resgatam 27 crianças no mar Egeu
Portugueses salva-vidas resgatam 27 crianças no mar Egeu

A Polícia Marítima (PM) resgatou 65 migrantes, entre os quais 27 crianças em "risco imediato" de hipotermia, que se encontravam à deriva num bote no mar Egeu, quando faziam a travessia entre a Turquia e a Grécia.

Segundo um comunicado divulgado pela PM, que se encontra na ilha grega de Lesbos desde 1 de Outubro, integrada na missão internacional Poseidon Rapid Intervention, o bote, com o motor avariado, foi detectado durante uma patrulha.

"Dado que, no momento, as temperaturas se encontravam abaixo dos 0 graus centígrados e as crianças se encontravam molhadas, correndo risco imediato de entrar em hipotermia, a equipa da PM resolveu resgatar, para o interior da embarcação ARADE, todas as crianças, mulheres e a maioria dos homens", adiantou a PM.

A força policial explicou que os bebés e as respectivas mães foram colocados dentro da cabine da embarcação portuguesa.

"Na impossibilidade de transportar todos os emigrantes e refugiados, alguns dos homens foram rebocados por uma embarcação de uma Organização Não-governamental [ONG] presente no local, tendo o bote sido seguido de perto pela equipa da PM", acrescentou polícia portuguesa em comunicado.

Entre os migrantes resgatados estavam 27 bebés e crianças, 12 mulheres, uma das quais com mobilidade reduzida, e 26 homens.

"Depois de resgatados e durante a navegação, foram combatidos os efeitos da exposição ao frio através de mantas térmicas", explicou a PM.

Segundo a força policial portuguesa, todos os migrantes desembarcaram "em segurança", tendo à sua espera, no porto de Skala Sikaminea, várias ONG e médicos, que prestaram apoio aos migrantes resgatados.

"Até ao momento, a equipa já resgatou, em segurança, e transportou para terra, 2.273 emigrantes e refugiados, que corriam risco de vida, sendo 574 bebés e crianças", precisou a PM no comunicado.

A PM vai manter o seu apoio à guarda-costeira grega, integrada na missão da agência FRONTEX -- a agência europeia de controlo de fronteiras -, até ao dia 30 de Setembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PT
    30 jan, 2016 Porto 21:08
    E porque nao deixar andar a deriva? Quando a salto os Portugueses foram para Franca, ou eram presos pela PIDE ou eram depois postos em barracas de papel? Qual a diferenca? Uns a fugir ao miseria e outros terroristas que pensam em matar destruir e nem se entendem entre eles? Ainda vai a Europa pagar caro e ja se viu o resultado o principio de quem so pensa em radicalism e terrorismo de destruir vidas de inocentes? Onde estavam eles quando gritavam"" Dead to the Jews""" dead to Europe?

Destaques V+