Tempo
|
A+ / A-

Propagação de Zika na Europa é "extremamente baixa"

29 jan, 2016 - 19:02

A actualização é da delegação europeia da Organização Mundial de Saúde.

A+ / A-
Tudo o que deve saber sobre o Zika em dois minutos
Tudo o que deve saber sobre o Zika em dois minutos

O risco de importação do vírus Zika na Europa aumentou mas a possibilidade de se propagar pelo continente durante o Inverno permanece "extremamente baixa", considera a delegação europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Apesar de os mosquitos 'Aedes' estarem presentes em vários países europeus, sobretudo na área mediterrânica, as atuais condições climáticas não são apropriadas para a sua actividade", assinalou em comunicado o gabinete regional europeu deste organismo, com sede em Copenhaga.

A chegada da primavera e do outono significará no entanto um aumento do risco, porque os mosquitos vão encontrar melhores zonas de reprodução em climas mais cálidos, advertiu a OMS.

A OMS ressalvou ainda que a contínua propagação do vírus no continente americano faz aumentar o risco da chegada à Europa de viajantes infectados, como ficou comprovado pelos diversos países, incluindo Portugal, que comunicaram casos nas últimas semanas.

"Os países europeus deveriam estar preparados para detectar e tratar a infecção do vírus Zika em viajantes que cheguem de países infectados", assinalou o organismo mundial.

O Zika afecta 22 países americanos e forçou os governos da região a adoptarem medidas extremas, casos do Brasil e República Dominicana, que mobilizaram forças militares para conter o mosquito transmissor deste vírus, da febre Dengue e do Chikungunya.

A infecção com o vírus Zika pode causar febre, apesar de não muito alta, olhos vermelhos sem secreção nem prurido, erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos e, em menor frequência, dor muscular e articular.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+