Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O IBAN matou o NIB. Saiba o que vai mudar

28 jan, 2016 - 18:47 • Ricardo Vieira

As contas bancárias passam a ser identificadas unicamente pelo IBAN. Saiba como se preparar para a mudança.

A+ / A-

A partir de 1 de Fevereiro, operações bancárias como transferir dinheiro através do multibanco vão obrigar a uma pequena mudança de hábitos. Em vez do NIB (número de identificação bancária), os portugueses vão passar a utilizar o IBAN.

As contas passam a ser identificadas unicamente pelo IBAN (International Bank Account Number), ou seja, o código internacional de identificação da conta bancária.

O IBAN, que já era utilizado nas transacções com outros países, é formado por 25 caracteres (mais quatro que o NIB). Começa por PT50 - o código que identifica Portugal no sistema bancário internacional (PT) e dois digitos de controlo (50) -, seguido dos 21 números do NIB.

A substituição do NIB pelo IBAN abrange operações como as transferências bancárias e os débitos directos.

“Até ao final de Janeiro, cabe aos bancos garantir a conversão automática do NIB em IBAN. Depois dessa data, estamos em crer que, ao escolher-se a opção de transferência nacional, o PT50 venha pré-preenchido. Se tal acontecer, é provável que os consumidores nem venham a sentir qualquer mudança. Caso contrário, terá de o introduzir manualmente”, refere a Deco.

A associação de defesa do consumidor acrescenta, num artigo publicado sua página na internet, que “não deve existir motivos para preocupações” para quem utiliza débitos directos para pagar as suas contas mensais.

Quem quiser saber qual é o seu NIB ou IBAN pode ir a uma caixa Multibanco. Os clientes podem também consultar os números de identificação através do “homebanking”, no balcão do banco ou nos extractos e cadernetas bancárias.

O Banco de Portugal deixa um aviso aos organismos da Administração Pública e às empresas. Se não utilizarem o IBAN como “identificador das contas e o formato ISO 20022 XML na comunicação com os seus bancos ver-se-ão impossibilitados de concretizar transferências a crédito e débitos directos". Ou seja, poderão ocorrer falhas no pagamento de salários, pagamentos a fornecedores ou cobranças de bens e serviços.

O Banco de Portugal aconselha organismos públicos e empresas a contactarem os respectivos “bancos e demais prestadores de serviços de pagamentos, de modo a efectuarem atempadamente as alterações necessárias para assegurar a normal realização dos seus pagamentos e cobranças”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Daco
    01 fev, 2016 Albufeira 03:46
    Show us your nub
  • Jose H C Loura
    31 jan, 2016 Santa Maria -acores 19:06
    eh o nib precedido de PT50, mais nada
  • 29 jan, 2016 07:50
    No fundo, para o utilizador comum, que não seja uma empresa pública, fica fica tudo igual!
  • Ribeiro
    29 jan, 2016 Braga 00:58
    Como as contas estão complicadas entre 21, 25 ou 27 digitod, eu descomplico... Não pago nada e fico a dever...
  • Antonio Rodrigues
    29 jan, 2016 Viseu 00:07
    Acho que não há qualquer inconveniente nem confusão
  • Marcus
    28 jan, 2016 Porto 23:55
    O FENIX tem razão!!! O problema é a disléxia do aritmético. Temos 21 dígitos no sistema, duas variáveis conhecidas P e T, mais outras quatro que tem de ser calculadas. Sabemos à partida que são dígitos e não caracteres, depois é colocar tudo na fórmula resolvente e ver se o resultado é igual ao do BdP. Decerto não vai dar igual e lá vai o nosso dinheiro parar novamente às mãos dos mesmos. .. C'est comme ça!!!
  • Eu
    28 jan, 2016 Lisboa 22:57
    'PT' não são dígitos, são caracteres.
  • Ana Maria
    28 jan, 2016 Lisbos 22:57
    E onde estão as letras no Multibanco?
  • Fenix
    28 jan, 2016 Queluz 22:50
    O MATEMÁTICO, ups ARITMÉTICO, é disléxico e como se baralha na leitura não faz bem as contas. Eh eh
  • Carlos Martins
    28 jan, 2016 S. João do Estoril 22:46
    Resumindo e concluindo: 21 carateres do NIB + 4 novos carateres (PT50) = 25 carateres = IBAN (a possibilidade do IBAN ter 27 carateres não se põe).

Destaques V+